Sebastião António Pereira (78) e sua esposa Izaurinha da Cunha Pereira (84).
História Memória

Quem fundou o Barracão?

Cada comunidade que compõe o município de Alfredo Wagner teve um pioneiro que fincou a enxada em seu solo e disse: é aqui! Estes pioneiros merecem ter sua história resgatada e publicada para conhecimento das novas gerações.

A fundação da Colonia Militar de Santa Thereza, hoje Catuíra, está inteiramente ligada ao Império do Brasil em decreto rubricado pelo Imperador Dom Pedro II. Outras comunidades foram surgindo após a o estabelecimento das tropas e o progresso da colonia.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

O ódio a tudo que representava o Império fez com que Floriano Peixoto descarregasse sua ira sobre o florescente Estado de Santa Catarina (a Princesa Isabel tinha propriedades aqui, inclusive uma mina de carvão em produção no município de Orleans). Entrementes mandava assassinar políticos e a elite monarquista catarinense, forçou a busca por novos trajetos para desviar da florescente Colônia Militar Santa Thereza criada pelo decreto imperial. O trajeto encontrado mudou a história do nosso município.

Voltemos ao Barracão…

Este nome é comum em Santa Catarina para designar paragens onde cavaleiros e tropas faziam seu descanso, entre um dia e outro, nas andanças pelas estradas de difícil acesso. Uma pesquisa rápida em jornais antigos mostrou mais de 100 citações com destaque para o Barracão de Gaspar (o mais citado), de Brusque, Orleans, etc. Nosso Barracão foi encontrado apenas 3 vezes e todas as citações são do  jornal católico de Florianópolis “O Apóstolo“.

Havia uma certa rivalidade de outras comunidades com o pessoal do Barracão. Esta informação obtive em conversas com alfredenses em diversas ocasiões. Sempre festeiros e dispostos a uma brincadeira (entre elas o designar as pessoas por um apelido…) os moradores do Barracão viviam em sua maioria do Comércio. A abertura de novo trajeto da estrada de ligação de Florianópolis com Lages, a nova ponte construída sobre o Rio Caeté pelo Eng. Emílio Kuntze e a estrada cortando o Barracão, seguindo pelo Sombrio em direção a Águas Frias, Lomba Alta, Bom Retiro, etc, fez com que o local passasse a centralizar as atenções.

Os moradores do Barracão, sempre muito hábeis, políticos e sagazes, levavam na brincadeira a resistência das outras comunidades e pouco a pouco fez o que, talvez, poucos esperavam: a emancipação do Município.

Barracão,  ficou e após ser distrito por três anos, tornou-se a sede do belo e encantador município de Alfredo Wagner, a Capital Catarinense das Nascentes. Barracão mudou de nome pois outra cidade já possui esta denominação.

Mas então, quem fundou o Barracão?

Algumas tentativas de povoamento na barra dos Rios Caeté e Rio Adaga esbarraram no periódico problema de enchentes. Entretanto, alguém encontrou um lugarzinho mais seco e ali se fixou. Segundo o jornal católico de Florianópolis, “O Apóstolo” de 1956 o nome deste pioneiro foi Sebastião António Pereira.

Sebastião António Pereira, ou Bastião da Gracinda, como era mais conhecido (Gracinda era o nome de sua mãe), nascido em 1878 na Colônia Militar de Santa Thereza, casou-se em 1902 com Izaurinha da Cunha Pereira e seus filhos Felisbino, Santolina, Rodolfo e Guilhermina, lhes deram (à época da matéria publicada no jornal mencionado) 14 netos e 3 bisnetos.

Adquiriu terras no Barracão e ali começou a trabalhar como sapateiro desbravando as matas agrestes que haviam em torno. Em 1913 tornou-se estafeta (carteiro) levando a mala postal de Barracão a Rio do Sul e de Barracão a Santo Amaro.

Seu relacionamento com os índios era dos melhores. Durante todo o período em que viajou como carteiro nunca foi atacado por eles, sendo respeitado e respeitando os bugres.

Católico fervoroso fez diversas doações em terras e dinheiro para a capela que inciava sua caminhada e seria no futuro a sede da Paróquia Bom Jesus de Alfredo Wagner. Foi ele que conseguiu a Imagem do Bom Jesus “emprestada” e que por sugestão do Pároco de Santo Amaro não foi devolvida… Veja o artigo: Esqueceram do Bom Jesus

Era respeitado não apenas pelos índios, seus amigos tinham muita consideração por ele. Os mais jovens não gostavam de sua sisudez. Conversando com um senhor que já passa dos 80 anos e que conheceu o Bastião da Gracinda já velho, ele me contou que certa vez apanhou uma surra do pai por causa de um mal-entendido entre eles.

Dona Izaurinha era de uma ingenuidade e inocência absolutas! Se surpreendia com tudo, sempre comentando com seu Marido: Mas é Bastião!!!

Bastião da Gracinda e Izaurinha, foram os pioneiros que começaram a povoar o Barracão, tendo reservado um local para a Capela que pouco a pouco foi sendo erguida pela piedade dos moradores que iam se unindo a eles.

A seguir a matéria a que me referi do jornal “O Apóstolo” e a página em que foi publicada. A nota relata um episódio muito interessante sobre a imagem do Bom Jesus que se encontra na Matriz. Ela nos mostra como foi habilidoso o Sebastião António Pereira em conseguir um Padroeiro para nossa Paróquia.