Cultura notícia

Grupo Teatrando Por Aí estreia nova turnê em escolas públicas de SC e RS

De 20 a 24 de agosto, grupo de Florianópolis faz 16 apresentações gratuitas da peça ‘Salada Cherrie’ em escolas de Capão Alto, Campo Belo do Sul, Cerro Negro, Esmeralda e Pinhal da Serra.

Em tempos de reality shows culinários e debate sobre o uso de agrotóxicos e consumo de alimentos industrializados, comer bem tem se revelado uma arte. E para provocar uma reflexão crítica e também divertida sobre a alimentação humana, o grupo Teatrando Por Aí leva Salada Cherrie às escolas. De 20 a 24 de agosto, a trupe de Florianópolis estreia Salada Cherrie nas escolas públicas de Capão Alto, Campo Belo do Sul, Cerro Negro, Esmeralda e Pinhal da Serra, com um total de 16 apresentações gratuitas.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

A turnê conta com o patrocínio da BAESA – Energética Barra Grande, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, e é voltada para o público infantil, entre 6 e 10 anos. De uma forma leve e reflexiva, o quarto espetáculo autoral da trupe de Florianópolis aborda a relação das pessoas com o alimento e a natureza e mostra que alimentar-se bem também envolve afeto, cuidado e consciência.

A peça tem duração de 50 minutos e marca a comemoração de 10 anos do grupo de teatro infantil. Escrito pela atriz e dramaturga Marina Monteiro, Salada Cherrie é antes de tudo um convite à experiência estética e provoca um olhar artístico sobre a vida.

É uma história divertida sobre um conflito familiar com uma pitada de mistério e um olhar crítico sobre o universo da alimentação humana”, explica a autora da peça. Ainda assim, observa Marina, o grupo não tem a pretensão de ensinar as crianças a se alimentarem bem. Segundo ela, a potência do teatro na escola não é repetir o que a escola já faz ou se colocar de forma didática a ensinar conteúdos. “O teatro pode transformar a escola, pode revolucionar o ambiente escolar, sobretudo se apostar em sua própria força, tendo, portanto, um papel político e social também”, defende Marina.

De acordo com Eder Schmidt, coordenador artístico do projeto, o grupo está há 10 anos na estrada, desenvolvendo e difundindo projetos teatrais para a infância e juventude, e isso também se deve ao comprometimento social de empresas como a BAESA – Energética Barra Grande com as comunidades onde atuam. “Seguir levando a nossa arte gratuitamente nas escolas por mais um ano é, sem dúvida, uma grande conquista considerando a instabilidade na qual vivemos atualmente. Portanto, encaramos com responsabilidade e gratidão a continuidade da parceria do grupo com as empresas que estão conosco todo esse tempo, pois são elas que potencializam a realização dos nossos projetos por meio do incentivo fiscal”.

Agenda de apresentações:

CAPÃO ALTO 20 de agosto, segunda-feira Local: Centro de Eventos (Parque Municipal Juca Vieira) Horários: 10h45 e 13h15

CAMPO BELO DO SUL 21 de agosto, terça-feira Local: Centro de Eventos (Rua Nereu Ramos) Horários: 9h, 10h45 e 13h30 *Às 19h30, o grupo fará uma apresentação aberta à comunidade.

CERRO NEGRO 22 de agosto, quarta-feira Local: Centro de Eventos (Rua Hélio Francisco Pereira) Horários: 9h, 10h45, 13h20 e 14h20

RIO GRANDE DO SUL – ESMERALDA 23 de agosto, quinta-feira Local: Auditório da Câmara de Vereadores Horários: 9h15, 10h30, 13h15 e 14h15

PINHAL DA SERRA 24 de agosto, sexta-feira Local: Ginásio da Escola Municipal Tadeu Silveira Horários: 10h45 e 13h40

Sinopse: Salada Cherrie conta a história de uma família que precisa rever seus hábitos alimentares. Tadu, o irmão mais velho, está com colesterol alto e a mãe, apavorada, contrata um chef de cozinha francês para tentar resolver a questão. E aí fica decidido: toda a família vai ter que entrar no esquema. Mas tinha uma coisa com que a mãe não contava: é que Belinha, sua filha caçula, além de detestar salada, também não iria com a cara do chef. E esse encontro entre Belinha e o chef Pierre Legrand promete apimentar ainda mais a trama.

_

Ficha técnica: Texto: Marina Monteiro Direção: Paula Bittencourt Coordenação artística: Eder Schmidt Elenco: Clei Grött, Egon Seidler, Marina Monteiro, Luciana Holanda, Raquel Stüpp Cenografia: Carlos Eduardo Martins Figurinos: Adriana Bernardes Design gráfico e ilustrações: Paula Albuquerque e Fabio Dudas (Chouette Estúdio)

Sobre o grupo: Teatrando Por Aí é formado por Eder Schmidt, Marina Monteiro e Raquel Stüpp, graduados no curso de Artes Cênicas da UDESC. Foi criado ainda dentro da universidade, em 2005, e as afinidades pessoais e estéticas percebidas entre os integrantes contribuíram para a continuidade e pesquisa do grupo após a graduação. Eis que percebendo a carência de espetáculos infantis de qualidade, mais especificamente em Florianópolis, que o grupo começou a se dedicar à pesquisa e ao desenvolvimento de projetos teatrais direcionados à infância. Em 2007, então, o grupo criou o espetáculo “Limpando, Cuidando e Perfumando a Natureza”, que por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do patrocínio de empresas públicas e privadas, realizou gratuitamente centenas de apresentações em escolas públicas de SC e RS. Mais dois espetáculos compõem o repertório do grupo atualmente: “Tecnópolis – Sem Livro Pra Contar História”, estreado em 2014, tendo realizado a primeira turnê do grupo fora da região Sul, no estado de Minas Gerais e “Onde Foi parar a Dona Gentileza?”, estreado em 2015 e voltado ao público de 10 a 15 anos. Ambos os espetáculos dão continuidade à iniciativa do grupo em promover o acesso democrático ao teatro, contribuindo para a formação de plateias. Investindo em textos de autoria própria o grupo segue sua pesquisa buscando o questionamento constante, a cada trabalho investigando linguagens que busquem novas possibilidades no teatro para infância e juventude. [Mais informações e assessoria de imprensa: Manoela de Borba – manoeladeborba@gmail.com / 48 991401809].