notícia Religião

Um sábado mais que especial!

Embora muito frio, o sábado foi especialmente bonito! O Sol, que logo cedo, brilhou sobre Santa Catarina, nos acompanhou até Ibirama onde realizou-se mais uma Ultreia.

A palavra “ultreia” vem do espanhol e tem sua origem na Espanha do século XII, no auge da Idade Média quando os peregrinos caminhavam em direção a Santiago de Compostela. Ela tem o sentido de caminhar mais além, ultrapassar os próprios limites e buscar sempre um objetivo primordial.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

O Movimento dos Cursilhos sendo de origem espanhola, incorporou a palavra Ultreia para designar reuniões, encontros, ações, nas quais é frequente  o convite para uma entrega ainda maior, um ultrapassar os limites da mesmice da vida diária.

No Brasil, a palavra foi adotada e é frequentemente utilizada pelos Cursilhistas para designar suas reuniões mensais.

Com alegria e entusiasmo, fomos em número de mais de 30 alfredenses para a cidade de Ibirama, na comunidade de Dalbergia, onde o grupo de Cursilhistas da Capela São Pedro e São Paulo preparou a Ultreia deste mês.

A excelente palestra do Sr. Leocádio preencheu a tarde com o alimento espiritual da Boa Palavra. Um saboroso lanche veio favorecer a conversa entre os participantes vindos de vários pontos da Diocese de Rio do Sul. Antes da Santa Missa, celebrada pelo Pe. Wilian Alves Paiva na capela dedicada a São Pedro e São Paulo, as crianças e jovens fizeram uma bonita apresentação.

O que significou para mim este sábado? E para os quase 400 participantes desta Ultreia?

Respondo por mim, mas creio que todos também sentem o mesmo! Foi um momento especial, onde pessoas das mais variadas idades, posições sociais, profissões, se encontraram para ouvir e estudar um tema pouco comentado nos dias de hoje: Como viver como cristãos nos dias de hoje. Como encaminhar a família e os filhos para Deus. Como transformar o dia-a-dia num frequente ato de amor a Deus.

A vivência diária dos ensinamentos de Cristo não é impossível, mas está ao alcance de todos nós, homens e mulheres batizados! Estar unidos neste objetivo, não apenas fortalece a fé, mas favorece o afervoramento e o compartilhamento dos Dons de Deus.

A próxima Ultreia será aqui em Alfredo Wagner, na comunidade do Rio Engano. Quer você também participar deste momento de oração e estudo? Fale com um dos cursilhistas ou mesmo com nosso Pároco Pe. Leandro. Você se sentirá reconfortado e acolhido.