notícia

Seminário reúne gestores de turismo de SC

Inscrições são gratuitas encerram no dia 17 de setembro. Evento reunirá gestores da área de turismo das prefeituras, das universidades, além de estudantes e especialistas

10/9/2018 – O Seminário Catarinense de Desenvolvimento Turístico Municipal acontecerá nos dias 18 e 19 de setembro no Plaza Caldas da Imperatriz Resort, em Santo Amaro da Imperatriz. O evento é promovido pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM) e pelos Colegiados Regionais de Turismo das Associações de Municípios. A recepção aos inscritos no primeiro dia inicia às 8h30 e, durante os dois dias de evento serão debatidas políticas públicas de turismo e troca de experiências com as prefeituras catarinenses.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Quatro temas serão vão nortear as apresentações, sendo eles “Regionalização e Gestão do Turismo”, “Turismo e a comunidade”, “Meio ambiente e o turismo” e “Inovação, Pesquisa e financiamento do turismo”. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 17 de setembro no link https://bit.ly/2wNUU0a. Participarão prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais de Turismo, Cultura, Administração e Lazer, diretores e técnicos da área, profissionais do trade turístico, estudantes e público interessado.

Para a assessora de Turismo da Federação, Raquel Rodrigues, o Seminário demonstra a importância do fomento do turismo como atividade propulsora do desenvolvimento. Além disso, chama a atenção para as ações públicas e privadas, principalmente em relação ao planejamento estratégico participativo em níveis regional, estadual e municipal.

Segundo Raquel, o evento busca abordar as políticas públicas de turismo, fortalecendo a importância de ações intersetoriais, apontando caminhos para o desenvolvimento e posicionando a atividade como elo regional e fortalecimento dos municípios e do Estado de Santa Catarina.

O presidente da FECAM e prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, destaca que o Seminário oferecido aos 295 municípios catarinenses tem o desafio de agregar ações coordenadas pelo turismo no Estado. A partir deste ano, a entidade em todas as frentes e trabalho, inclui a visão de ações com foco em gestão eficiente, cidades inteligentes e desenvolvimento econômico e sustentabilidade.

Durante o Seminário, técnicos do Ministério do Turismo (MTur) prestarão atendimento individualizado aos municípios sobre a categoria em que cada um está inserido. A categorização subsidia as regras e critérios do Ministério para a formalização de instrumentos de transferências de recursos para apoio a programas, projetos e ações.

TURISMO EM SC

Os Colegiados Regionais de Turismo das 21 Associações de Municípios que integram a FECAM, consideram que o turismo vem se consolidando como uma das mais importantes atividades econômicas do mundo. Isso se deve a importância na geração de empregos e renda através da prestação de serviços, melhoria dos equipamentos de infraestrutura e alavancando o surgimento de novas oportunidades de mercado e empreendedorismo.

Santa Catarina possui doze regiões turísticas conforme o Mapa do Turismo Brasileiro (2017). São elas: Caminho dos Canyons, Caminho dos Príncipes, Caminhos das Fronteiras, Caminhos do Alto Vale, Costa Verde & Mar, Encantos do Sul, Grande Florianópolis, Grande Oeste, Serra Catarinense, Vale das Águas, Vale do Contestado e Vale Europeu.

Cada região apresenta oferta turística diversificada, desenvolvida na área de lazer e negócios. No Seminário de Turismo, destaca o presidente Morastoni, pretende-se ampliar a visão dos potenciais do turismo em todos os pontos catarinenses, considerando ações coletivas e estratégicas para desenvolver o interesse pela cultura local, os costumes e a valorização da história. “É preciso planejar com atenção à realidade e cultura local. Assim se promove o aquecimento da economia municipal e regional, permitindo a elevação do nível e da qualidade de vida das comunidades envolvidas”, acrescenta Morastoni.

 

PROGRAMAÇÃO

Seminário Catarinense de Desenvolvimento Turístico Municipal inicia no dia 18/9 às 9 horas com o painel “Regionalização e gestão do turismo”. O diretor de Ordenamento do Turismo do MTur, Rogério Antonio Cóser, irá abordar, a partir das 9h30, a “Metodologia de categorização dos municípios e o Mapa do Turismo Brasileiro”. Na sequência, às 10h, o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Rubens Walendowsky, aborda “Fortalecimento das instâncias de governança”. Ainda pela manhã serão apresentadas boas práticas na implementação do Conselho Municipal de Turismo; do Plano Municipal de Turismo e do Fundo Municipal de Turismo.

A partir das 13h30 inicia o painel “Turismo e a Comunidade” com a palestra “Turismo cultural e os museus”, ministrada pela consultora independente do Iphan/Unesco, Vanessa Maria Pereira. Às 14 horas, a coordenadora do Projeto Viva Ciranda da Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville, Anelise Rosa, vai falar sobre “Turismo pedagógico”, como alternativa para a fortalecimento da identidade local. Às 14h20 o prefeito de São Martinho, Robson Jean Back, irá abordar o tema “Território e identidade”. Às 15h inicia a conferência “Turismo criativo” com Yolanda Flores e Silva. Ela é docente, pesquisadora, formada em saúde e antropologia e atua com pesquisas voltadas para ‘redes e organizações comunitárias’ em comunidades tradicionais do Brasil e Portugal.

Ainda no dia 18, às 16h, será aberto o painel “Meio ambiente e turismo”, com a palestra “Ecoturismo e as Unidades de Conservação – A experiência da Rota do Aguaí”, apresentada pelo presidente do Instituto Alootta, Paulo Cadallora. Às 16h20, a engenheira agrônoma da Acolhida na Colônia, Lucilene Assing, falará sobre “Agroturismo: alternativa para preservação e conservação do meio ambiente”. Às 16h40, o presidente da Confederação Brasileira dos Esportes Populares – Anda Brasil, Rafael Freitag, fala sobre “Circuitos de caminhadas”. O encerramento do primeiro dia está previsto para as 17h30.

Na quarta-feira, 19 de setembro, às 9h será o lançamento do Programa Turismo em Números Fecam, durante a abertura do painel “Inovação, pesquisa e financiamento do turismo”. Logo após, às 9h15, o gerente de Planejamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Felipe Castro do Couto, vai falar sobre o BRDE Protur – “Programa de Fortalecimento do Turismo: Linhas de financiamento para o setor público e privado”.

A Roda de Conversa com os Municípios Pilotos dos Novos Portais Municipais de Turismo será às 10h30, seguida da conferência de encerramento sobre “Inovação no turismo: Oportunidades para as cidades”. O tema será apresentado pelo mestre em Turismo e Hotelaria, doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento com projeto de “Avaliação dos Portais Turísticos Governamentais quanto ao suporte à gestão do conhecimento”, Alexandre Biz.

Fotos: Volnei Morastoni (Crédito: Divulgação)