notícia

Em 2013 formigas anunciaram inverno rigoroso

Em artigo de 2013, Marcelo Santos, do portal http://www.portaldemarcelino.com.br, conta como também as formigas nos ajudam a prever o tempo e faz uma aplicação importante para a vida do ser humano: aprender a planejar.

O curioso é que as formigas voltam com tudo neste mês de Abril de 2019. Podemos ver no fato mais um sinal do frio que virá será intenso. Então, vamos nos preparar! Vamos preparar os mais idosos e protegê-los.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Frio: Formigas anunciam inverno rigoroso e nos passam lição de vida

Esta semana o Portal de Marcelino focou suas lentes em criaturas minúsculas, que passam despercebidas, mas que servem de exemplo nos repassando uma verdadeira lição de vida. Observando a movimentação das formigas se preparando para o inverno acreditamos que o frio este ano deverá ser mais rigoroso, como estão prevendo os meteorologistas. Nos últimos dias constatamos uma grande movimentação das formigas em buscas de folhas que são levadas para os ninhos abaixo da terra.

Na cidade de São Joaquim/SC, um dos municípios mais frios do Estado vizinho, comerciantes e donos de hotéis, mantém um costume no mínimo curioso. Dispensando previsões feitas com aparato tecnológico, esses moradores mais antigos observam a movimentação das formigas nos dias que antecedem o inverno. Se a movimentação for intensa, é sinal que o frio será rigoroso e que eles precisam se preparar com os estoques para receber os turistas.

Mas a lição que apreendemos com as formigas é que elas têm a virtude de planejar. Preparando-se para o inverno, com antecedência começam a armazenar alimentos. Muitas dificuldades que enfrentamos são fruto de nossa falta de planejamento. Há pessoas que atribuem suas tribulações às circunstâncias, aos outros, até mesmo a Deus! É verdade que há coisas que nos sucedem que são produtos das circunstâncias, mas é preciso refletir sobre a falta de organização e planejamento. Muitos querem viver o momento presente, sem considerar a necessidade de provisão para o futuro (como a cigarra da fábula clássica). A outra virtude que é própria das formigas é a concordância. Você já reparou como, entre o formigueiro e a fonte de alimento que estão buscando, as formigas se enfileiram? Sabe o porquê disso? Para poupar esforço. Assim, otimizam seu trabalho, tornando-o eficaz com um esforço menor. Poderíamos usar isso como uma parábola, porque se tivéssemos a consciência da necessidade de aprendermos a trabalhar em equipe, seríamos muito mais produtivos, e extrairíamos muito mais das nossas iniciativas.