notícia

Semana UFSC – 22 a 26 de Abril de 2019

Se você não consegue visualizar esta mensagem, clique aqui e leia o semana UFSC no site.

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

www.semana.ufsc.br | De 22 a 26 de Abril de 2019

AVISOS

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

UFSC é décima instituição que mais produz ciência no Brasil

O ranking de produção científica no Brasil, apurando dados de 2014 a 2018, apontou a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) como a décima instituição que mais produz ciência no país. Foram mais de 7 mil trabalhos científicos produzidos pelos pesquisadores da UFSC, totalizando 3,5% de toda a produção nacional no período. Continue a leitura>>.

Estudo pode levar a novos tratamentos contra o câncer e doenças autoimunes

Uma descoberta realizada por equipe de pesquisa internacional, com a participação de pesquisadoras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pode sugerir novos caminhos para o tratamento de câncer e de doenças autoimunes. O estudo que foi publicado no final de 2018 na revista Nature (2018), revela que a atividade de células imunes, em particular das células T, pode ser manipulada para aumentar a imunidade contra o câncer ou bloquear doenças autoimunes, como alergia ou colite. Continue a leitura>>.

UFSC Explica: Previdência Social

A Previdência Social é uma das mais antigas políticas públicas da modernidade, criada antes mesmo de a Educação e a Saúde serem direitos sociais. Para este episódio o UFSC Explica conversou com três pesquisadores com notório conhecimento científico no tema: Beatriz Augusto Paiva, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS/UFSC); Lauro Mattei, professor de Economia e coordenador do Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat/UFSC); e Edivane de Jesus, pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trabalho, Questão Social e América Latina (Nepqtsal/UFSC) e doutora com tese sobre a Previdência Social no Brasil. Confira o vídeo no link.

DIA A DIA

22 de abril, segunda-feira

  • Ciclo de palestras debate comportamentos de consumo e interesses de carreira na UFSC

O Departamento de Psicologia da UFSC promove às 13h30, no miniauditório do Bloco E do CFH, o Ciclo de Debates em Psicologia do Trabalho e das Organizações. A temática desta edição será ‘Comportamentos de consumo e interesses de carreira para construir um mundo sustentável’. As inscrições podem ser realizadas no link.

  • Palestra sobre oportunidades de bolsa no Japão

O Consulado Geral do Japão, em parceria com o Núcleo de Estudos Japoneses (NEJAP/UFSC) e o Curso de Extensão em Japonês da UFSC, realiza às 19h, a palestra anual sobre as bolsas de estudo MEXT para graduação e pós-graduação no Japão. Na ocasião serão apresentadas modalidades de bolsas, os passos para o processo de inscrição e suas datas, e haverá espaço para que os interessados sanem suas dúvidas. Saiba mais no site ou no Facebook.

  • Últimos dias para inscrições nos programas PIBIC e PIBITI

A Propesq reforça que as inscrições para os processos seletivos de bolsas do PIBIC e do PIBITI, ciclo 2019/2020, se encerram no dia 22 de abril. Mais informações podem ser verificadas nos editais dos programas: Edital Propesq 01/2019 – PIBIC e Edital Propesq 02/2019 – PIBITI. Mais informações: ;http://www.pibic.propesq.ufsc.br / (48) 3721-7415.

23 de abril, terça-feira

  • Jornada Literatura e Arte no Pensamento Italiano

A ‘Jornada Literatura e Arte no Pensamento Italiano’ será realizada na sala Machado de Assis, Bloco A do CCE. O encontro abre os trabalhos do projeto Escola de Altos Estudos, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e pelo Núcleo de Estudos Contemporâneos de Literatura Italiana (NECLIT/UFSC) A programação está disponível aqui. Mais informações nolink ou pelo e-mail .

  • Moda Sustentável: Conexões Direito e Moda

As palestras sobre conexões entre direito e moda serão realizadas às 19h30, no Auditório do Centro Socioeconômico. Participam do evento o artesão senegalês Modou Kara (Sene Art), Gisele Cardoso, advogada e autora do livro ‘Direito da Moda’ e Luísa Bresolin, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFSC, pesquisadora do tema Moda Sustentável, embaixadora do Fashion Revolution da UFSC. Inscrições no link. Saiba mais.

  • Projeto VERSUS debate o papel do protagonismo estudantil na (re)construção do SUS

O projeto VERSUS (Vivências e Estágios na Realidade do SUS) convida a comunidade de estudantes da UFSC para participar de evento que tem como objetivo debater a importância do engajamento estudantil na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). O encontro será realizado às 17h, na sala 909 do CCS. Mais informações pelo e-mail:  ou pelo Facebook.

24 de abril, quarta-feira

  • ‘As suas crenças te ajudam a ser feliz?’ é tema de workshop

Projeto Amanhecer, realiza das 19h às 21h, o workshop “As suas crenças te ajudam a ser feliz?“, com Nilda Martins. O encontro ocorre no Projeto Amanhecer, no Hospital Universitário. A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas. Inscrições antecipadas podem ser realizadas pelo telefone (48) 3721-8055 ou (48) 99937-0307 (WhatsApp). Saiba mais.

  • Sala Verde UFSC divulga oficinas

Sala Verde da UFSC divulga as oficinas previstas para a semana de 22 a 29 de abril. Na quarta-feira, 24 de abril, das 14h às 17h, será realizada a oficina ‘Filosofia do Yoga – Estudo do Bhagavad Gita’. Também serão realizadas oficinas: ‘produtos de limpeza naturais’ no dia 26 e ‘Teoria, técnica e prática de papel reciclado e outras aplicações de polpa de celulose’ no dia 29 de abril e 6 de maio. Saiba mais.

25 de abril, quinta-feira

  • Curso de Fonoaudiologia da UFSC comemora 10 anos

O curso de Fonoaudiologia da UFSC completa, em 2019, 10 anos desde seu primeiro concurso vestibular. As celebrações do aniversário ocorrem nos dias 25 e 26 de abril com ampla programação. A programação completa está disponível no linkContinue a leitura>>.

  • Inscrições abertas para Grupo de Apoio para fumantes que desejam parar de fumar

O Grupo de Apoio para fumantes que desejam parar de fumar, ofertado pelo curso de Psicologia da UFSC, informa que estão abertas até o dia 25 de abril, por meio do e-mail   ou do telefone (48) 3721-9402, as inscrições para os interessados em parar de fumar. Ao todo serão quatro encontros, sempre às sextas-feiras, nos dias 10, 17, 24 e 31 de maio, na sala do SAPSI, localizado no Departamento de Psicologia (CFH/UFSC – Bloco D, 2º andar). Saiba mais.

  • Colégio de Aplicação convida para encontro Diálogos em Educação Especial

O encontro Diálogos em Educação Especial – Experiências de vida: oportunidades e felicidade será realizado das 18h30 às 20h30, no Colégio de Aplicação da UFSC (Rua Coronel Ivan Dentice Linhares, 237), e visa abordar assuntos relacionados à área com a comunidade escolar e extra escolar. Posteriormente, haverá uma aula zumba para os interessados. Saiba mais.

  • Professor da UFSC palestra sobre motivação e aprendizagem

O professor de Engenharia Mecânica da UFSC, Jonny Silva palestra, a partir das 19h, no Plenarinho, Reitoria da UDESC. O professor realizou pós-doutorado junto à NASA, e a palestra aborda temas de sua jornada no local, descrevendo conceitos como tomada de decisão, estratégia, automotivação e metas. As inscrições podem ser feitas no link. O evento terá transmissão online pelo link. Saiba mais.

  • Tragédias ambientais e suas repercussões jurídicas é tema de evento

As recentes tragédias ambientais que acometeram o Brasil serão discutidas sob um viés jurídico no auditório do CCJ. O evento, organizado pela Revista Avant (revista acadêmica da graduação em Direito da UFSC) marca o lançamento de sua quarta publicação e inicia às 18h30. Saiba mais.

  • Palestra com professora da Argentina sobre ressonâncias da polêmica entre filósofos

O Programa de Pós-graduação em Literatura e o Núcleo Onetti convidam para a palestra da professora Verónica Stedile Luna (Universidad de La Plata, Argentina) ‘Para uma crítica do instante. Ressonâncias da polêmica entre Georges Bataille e Jean Paul Sartre nas revistas literárias argentinas (1948-1956)’. A palestra será realizada às 17h30, na Sala Machado de Assis (4º andar, Bloco B do CCE). Saiba mais.

26 de abril, sexta-feira

  • Coordenadoria – Término do prazo para registro de provável formando do primeiro semestre pela coordenadoria do curso de graduação
  • DEN/PROGRAD – Fechamento do PAAD – Planejamento e Acompanhamento de Atividades Docentes 2019.1
  • SeTIC – Data reservada à SeTIC para fechamento do semestre para fins cadastrais e dados estatísticos

EVENTOS FUTUROS

Abril

  • 30 anos do SUS: Reforma Sanitária
    Na UFSC, em 30 de abril. Saiba mais.

Maio

  • 13° Workshop Escola de Sistemas de Agentes, seus Ambientes e Aplicações
    Na UFSC, de 2 a 4 de maio. Saiba mais.
  • VII Encontro de Sustentabilidade em Projeto – ENSUS 
    Na UFSC, de 8 a 10 de maio. Saiba mais.
  • II Simpósio Brasileiro de Neuropsicofarmacologia
    Na UFSC, de 15 a 17 de maio. Saiba mais.
  • III Simpósio de Neurociência e Sono e a III Jornada Catarinense de Neuropsicologia
    No HU, de 23 a 24 de maio. Saiba mais.

Junho

  • I Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escola 
    Na UFSC, de 25 a 27 de junho. Saiba mais.

Acompanhe outras notícias da UFSC
www.noticias.ufsc.br

Confira a programação da TV UFSC
www.tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais

Contatos com a produção deste informativo:
Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias da Agecom
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
+55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
Acesse nossa Política Editorial