notícia Saúde Seus direitos

Hospital é reaberto, mas as lutas não param por aí!

A diretoria do Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Alfredo Wagner divulgou ontem nota em seu Facebook com o seguinte teor:

Boa Noite!
Prezados Munícipes, ontem as 21:38 hrs, comunicamos que o Hospital de Alfredo Wagner fora interditado…Após uma incansável caminhada iniciando no MP de Bom Retiro, seguindo para São Joaquim, que declinou para a terceira vara da Fazenda pública em Fpolis, que declinou para a segunda vara da Fazenda pública, com com Mandato de Segurança em baixo do braço e reuniões com a Diretoria da (DIVE/SES/SC) vigilância sanitária. COMUNICAMOS Orgulhosamente que HOJE 26/04/2019, as 19: 08 minutos, o Hospital já está novamente atendendo por decisão liminar assinada pelo Juiz Dr. Jeferson Zanini. Conforme decisão anexada na porta do Hospital.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

O Hospital foi fechado por que faltam médicos para fazer o atendimento 24 horas e a Vigilância Sanitária encontrou diversas irregularidades que comprometem a assistência prestada à população. A reabertura só seria permitida se fosse feito a contratação de médicos plantonistas e para a abertura total seria necessário se adequar às regras da Vigilância Sanitária.

A nova diretoria festejou com orgulho a maratona que culminou com a decisão liminar do Juiz Dr. Jefferson Zanini para a reabertura do Hospital.

Parabéns! Foi realmente uma epopeia!

A luta não pode parar! A diretoria do Hospital, após um merecido descanso, deveria emitir outra nota informando o que deverá ser feito para atender as normas de segurança da Vigilância Sanitária e se já organizou o processo de contratação dos médicos plantonistas.

Com certeza a diretoria não pretende funcionar a base de liminar, não é mesmo?

O Hospital, por muitos anos, independente desta ou daquela administração municipal, tem funcionado com um regime bem curioso de terceirização do Médico Plantonista. Ultimamente tem sido notado até uma quarteirização.

Em Alfredo Wagner funciona o Plantão “sob aviso”… Ou seja, o médico é contratado para dar plantão no Hospital, mas não fica lá. Vai para casa, hotel, pensão e, se houver emergência, vai atender. Quando viaja, o médico contratado, sub-contrata outro que faz o seu horário. Não apenas isso, mas o próprio “sub-contratado”, contata outro médico que atende ao plantão “sob aviso”.

A prática, comum, não apenas em Alfredo Wagner, mas em muitos outros municípios, não favorece ao cidadão.

O atendimento 24 horas por médicos qualificados favoreceria enormemente a toda a população quando a demanda de consultas, por exemplo, ultrapassa a limitada capacidade do Posto de Saúde.

Sabemos que são muitos os problemas existentes e que a atual administração do Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Alfredo Wagner está enfrentando com Garra e Determinação.

Como Jornalista, me cabe noticiar, analisar e comentar os fatos.

Como alfredense me cabe dar os Parabéns à diretoria e desejar sucesso, a luta não para!