notícia Sociedade

Esquadrão de Polícia Montada de Lages visita a Capital das Nascentes

A Polícia Militar (PM) de Alfredo Wagner está realizando policiamento comunitário com o apoio do Esquadrão de Polícia Montada de Lages. O intuito é aproximar ainda mais a Polícia Militar da comunidade e proporcionar ao cidadão alfredense a sensação de segurança com este tipo de policiamento que é inédito na cidade.

O comando local agradece o apoio dos comandos regional, do batalhão e da Cia pelo apoio ao Gppm de Alfredo Wagner.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

História da Polícia Montada

Com a criação da Força Pública do Estado de Santa Catarina, hoje conhecida como Polícia Militar de Santa Catarina, em 5 de maio de 1835, surgiu o 1º Grupo de Polícia Montada no Estado, criado por meio da Lei Provincial nº 12, do então presidente da província Feliciano Nunes Pires.

A Lei nº 6217, de fevereiro de 1983, regulamentada pelo Decreto nº 19.237, de 14 de março do mesmo ano, criou um órgão subordinado ao Comando de Policiamento do Litoral, o Regimento de Polícia Montada. Sediado em São José, ele contaria com quatro esquadrões: 1º Esquadrão de Polícia Montada, em São José; 2º Esquadrão de Polícia Montada, em Chapecó, o 3º Esquadrão de Polícia Montada, em Lages; e o 4º Esquadrão, em Itajaí.

Por meio do Decreto nº 4374, de março de 1994, o 3º Esquadrão de Polícia Montada passou a se chamar de Esquadrão de Polícia Montada, tornando-o diretamente subordinado aoComando de Policiamento do Interior (CPI), com sede em Lages.

Em 14 de novembro de 1995 foi endereçado ofício ao comandante-geral da PMSC, coronel Ademir Anton, assinado por diversas lideranças de entidades representativas da sociedade lageana que almejava a implantação e ativação da Cavalaria de Lages.

Ainda em 1995, o comandante da CPI, coronel Paulo Tadeu Piva, convocou uma reunião com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages, Associação de Comércio e Indústria de Lages, Rotary Clube e todos os seguimentos constituídos da comunidade, para apresentar o projeto e angariar meios para aquisição do imóvel, construção das dependências e aquisição e seleção de cavalos necessários ao contingente. Mas, foi somente em 1996 que iniciou a terraplanagem e construção do atual Esquadrão de Polícia Montada, hoje subordinado à 2º Região de Polícia Militar.

A parceria da Polícia Militar com os seguimentos político-econômico-sociais de Lages foi primordial para ativação da Cavalaria, bem como o apoio do Exército Brasileiro, na pessoa do tenente-coronel Marcos Oliveira de Castro Júnior, que doou o terreno, onde hoje estão construídas as unidades do Esquadrão de Cavalaria, do Canil Setorial de Lages e da Polícia Militar Ambiental.