Presidente da Câmara, Roberto Katumi (centro), incluiu proposta em pauta às pressas (Foto: CMF/Divulgação)
Análise Política notícia Política

25 segundos… a rapidinha mais rápida da história das Câmaras de Vereadores

A imprensa noticiou o que poderá se tornar um dos maiores escândalos de uma Câmara de Vereadores, demonstrando que a instituição precisa passar por uma reforma.

o site NSCtotal nos traz os detalhes:

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Pouco antes de saírem para o recesso da metade do ano, os vereadores de Florianópolis aprovaram no começo da noite de quarta-feira, 10 de julho, um projeto para criar um vale-alimentação destinado aos parlamentares no valor de R$ 1 mil para cada um. Além disso, a verba de gabinete será aumentada para um limite de até 25% do valor pago para a mesma estrutura na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). E isso tudo foi feito em pouco mais de 20 segundos, durante a sessão ordinária.

O projeto de lei não estava na ordem do dia para discussão e votação, como costuma ocorrer, divulgada no site da Câmara de Vereadores para que os munícipes possam acompanhar.

Roberto Katumi (PSD), apresentou a inclusão do PL./17870/2019 sem qualquer explicação ou questionamento. Logo em seguida, abriu para discussão, mas ninguém se manifestou.

Poucos segundos depois, colocou o projeto em primeira votação sem o uso do placar. Katumi apenas disse: “os vereadores que concordam, permaneçam como se encontram”. Ele não chega a nem falar o termo “aprovado” e já troca de assunto. Depois, em segunda votação, foi mais rápido ainda. Foram 25 segundos (18 na primeira e sete na segunda) para a inclusão da proposta na ordem do dia e a consequente aprovação do aumento de custos.