notícia

Brasil e Portugal firmam acordo de céus abertos

Presidente do conselho de Administração da Anac Portugal, Luís Miguel Silva Ribeiro, com Ricardo Catanant, superintendente de Acompanhamento de Serviços Aéreos (SAS) da Anac (Divulgação)

Brasil e Portugal concluíram as negociações para um novo acordo de serviços aéreos, que elimina restrições para ligação aérea entre os dois países, seja para transporte de passageiros, ou de cargas. O acordo de céus abertos, assinado pela Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil (Anac) e pela Autoridade Nacional de Aviação Civil de Portugal, na última sexta-feira (28), possibilita a ampliação imediata do número de voos internacionais e a criação de rotas entre qualquer destino de Brasil e Portugal, além de permitir ligações com outros países.

O acordo, mais conhecido como Open Skies, segue os mesmos moldes dos entendimentos firmados com Reino Unido, Espanha, Holanda, Dinamarca, Grécia, Suécia, Luxemburgo e Finlândia. Representando o Brasil no encontro, o superintendente de Acompanhamento de Serviços Aéreos da Anac, Ricardo Catanant, foi responsável pela assinatura do pacto. Pela autoridade portuguesa, a assinatura ficou a cargo do presidente do conselho de Administração, Luís Miguel Silva Ribeiro.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

O acordo alcançado entre os países inclui direitos de tráfegos até a 5ª liberdade do ar (empresas aéreas dos dois países poderão explorar serviços regulares entre os respectivos territórios, combinando pontos intermediários ou além em outros países, utilizando o chamado tráfego acessório); capacidade livre (sem limitação dos voos que podem ser oferecidos); abertura total do quadro de rotas (sem restrição de localidades a serem atendidas); regime de liberdade tarifária; e amplo compartilhamento de códigos entre empresas aéreas.