Festeiros pedindo prenda no interior, Barro Preto.
Belezas de Alfredo Wagner/SC Cultura Memória notícia

Aí vem os graxaim… solta os cachorros!!!

Na fotografia acima, os festeiros Onivaldo Maffei e Irineu Belarmino da Silva visitam um sítio no Barro Preto, interior de Alfredo Wagner para pedir prenda para a Capela Sagrado Coração de Jesus em 2004.

Quem nunca tirou prenda para festas de comunidades de Alfredo Wagner, imagina que a frase é um insulto… Graxaim é corruptela de Guaxinim, o marsupial que costuma assaltar galinheiros e roubar e matar galinhas. Só que não é um insulto, é uma brincadeira tão ao gosto dos alfredenses.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Quando ocorrem as festas nas igrejas, seja da Matriz (Católica ou Luterana) sejam das capelas do interior, é costume os homens sair em grupos e batendo de casa em casa, de sítio em sítio, convidando para as festas e pedindo uma prenda.

Sebastião Luiz Cechetto, festeiro da Festa em honra ao Coração de Jesus na Capela da comunidade do Estreito comenta com bom humor: “Antigamente, as galinhas eram mais abundantes nos cercados, por isso, o dono da casa, que já sabia que os festeiros estavam chegando pois era costume soltar muitos fogos, prendia as galinhas mais lerdas e deixava solta as mais rápidas e ariscas. O festeiro tinha que correr atrás delas como um graxaim. Tudo era feito em tom de brincadeira e todo mundo se divertia”.

Além do churrasco, a galinha assada é nas festas um dos pratos principais e a que dá maior lucro pois foram doadas.

Hoje em dia, as galinhas são retiradas nos supermercados da cidade, os festeiros não precisam mais correr atrás delas no quintal. Alguns alfredenses mantem conta nestes estabelecimentos só para anotar as galinhas que dá de prenda para as festas religiosas.

O costume é muito antigo, afirma Sebastião Cechetto (o Luiz da Celesc). “Começou quando o pessoal precisava reunir fundos para a construção das capelas e no dia marcado para a festa cada um levava um prato para compartilhar. Aí foram se organizando e passaram a doar as prendas que eram preparadas na cozinha do salão onde fariam os comes e bebes depois da Missa do Padroeiro”.

Este final de semana a festa será na Capela Sagrado Coração de Jesus no Estreito. Teremos jantar no sábado e no domingo, após a Santa Missa, será servido delicioso almoço com churrasco, galinhas, etc.

Saída da Festa do Padroeiro em 2004

saida da festa do padroeiro
Saída da festa do padroeiro, Sagrado Coração de Jesus em 2004.

Aspecto atual da Capela do Sagrado Coração de Jesus

 


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.