notícia

Diocese Rio do Sul – Jubileu de Ouro

Foi com a alma jubilosa e cheia de gratidão ao Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo, e à Santíssima Virgem, que o Povo de Deus da Diocese de Rio do Sul se reuniu no Parque da Cebola em Ituporanga para comemorar o Jubileu de Ouro de sua fundação.

A Diocese de Rio do Sul celebra seu jubileu de Ouro no dia 03 de agosto de 2019. São 31 paróquias, que abrangem 34 municípios.  São diversas comunidades distribuídas no Alto e Médio Vale do Itajaí.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

A Diocese de Rio do Sul foi erigida a 23 de novembro de 1968,[1] pelo Papa Paulo VI, por meio da Bula Quam Máxime. Seu território foi desmembrado da Arquidiocese de Florianópolis e da Diocese de Joinville.

A criação da diocese foi tornada pública apenas em 12 de março de 1969 quando da indicação do primeiro bispo na pessoa do padre Tito Buss, professor de teologia em Curitiba e pároco da Catedral São Francisco Xavier na diocese de Joinville.

No dia 3 de agosto do mesmo ano houve a instalação solene da nova diocese e ordenação de seu primeiro bispo. Registrou-se a presença de aproximadamente cinco mil pessoas.

A celebração foi presidida por Dom Afonso Niehues, arcebispo metropolitano de Florianópolis. Estavam presentes ainda Dom Gregório Warmeling, bispo de JoinvilleDom Daniel Hostin, bispo de LagesDom Anselmo Pietrulla, bispo de TubarãoDom José Gomes, bispo de ChapecóDom Orlando Dotti, bispo de CaçadorDom Honorato Piazera, bispo coadjutor de LagesDom Pedro Fedalto, bispo auxiliar de Curitiba e Dom Wilson Laus Schmidt, bispo emérito de Chapecó. Estavam presentes diversos presbíteros, religiosos e religiosas. Esteve também presente o Governador do Estado de Santa CatarinaIvo Silveira.

No dia 17 de dezembro de 2014, o Papa Francisco nomeou padre Onécimo Alberton como bispo da Diocese de Rio do Sul. Sua ordenação episcopal aconteceu no dia 22 de fevereiro de 2015, em Criciúma/SC, e a posse como bispo de Rio do Sul foi no dia 15 de março de 2015,[1] na Catedral São João Batista, em Rio do Sul.

Acompanhe algumas imagens capturadas da transmissão ao vivo pela Vale Europeu TV