notícia

Censo 2020 – começa o planejamento em Alfredo Wagner

IBGE PROMOVE REUNIÃO PARA O CENSO 2020 EM ALFREDO WAGNER – O Censo Demográfico constitui um retrato extenso e profundo da população brasileira e das suas características socioeconômicas

 

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Representantes da prefeitura e coordenadores do IBGE em foto de Manuella Mariani

Secretários e representantes da Prefeitura Municipal de Alfredo Wagner se reuniram com a equipe do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), onde realizaram a 1ª reunião de Planejamento e Acompanhamento Censo 2020 (Repac). A reunião foi realizada na tarde de quinta-feira, 12. O Censo Demográfico constitui um retrato extenso e profundo da população brasileira e das suas características socioeconômicas, seu resultado servirá de base para o planejamento público e privado da próxima década. São coletados informações em todos os 5.570 municípios brasileiros.

Jorge Luiz da Silva Teixeira, coordenador do Censo Demográfico da Agência de São José, explicou as mudanças que foram feitas para aprimorar o trabalho do IBGE, como a criação da agência no município de São José, composto por um coordenador e a criação de subáreas. A subárea que envolve Alfredo Wagner, será em Rancho Queimado, assim como abrangerá as cidades de Angelina e Anitápolis. Também haverá um coordenador em cada subárea.

O último censo, realizado em 2010, apresentou que Alfredo Wagner possui 9.960 habitantes. A estimativa para o próximo ano, é de que o município tenha cerca de 10.150 residentes. O aumento de munícipes é imprescindível, pois a cidade, atualmente, recebe 0,6% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e se ultrapassar o número de 10.189 habitantes, passa a receber 0,8% de recursos financeiros.

Dárcio Francisco Borges, coordenador de treinamento do IBGE, ressaltou o valor da comunidade nesse período de coleta de informações. Explicou que haverá na cidade um ponto de coleta do IBGE, 3 supervisores, aparelhos tecnológicos, sigilo dos dados e que o licenciador fará essas coletas apenas em domicílio.

O período de coleta será entre 31 de julho e 1º de agosto de 2020. Quem deseja ser coordenador de subáreas e ganhar em torno de 4 mil reais, poderá se inscrever no edital do IBGE, que será lançado entre os dias 18 e 20 de setembro. Para trabalhar como licenciador nos domicílios, o edital será lançado em 2020. “É uma oportunidade de ganhar uma renda extra”, disse Dárcio.

Contamos com a ajuda da comunidade alfredense para que o IBGE possa coletar o maior número de dados possíveis.