notícia

Novo golpe nas redes sociais está fazendo vítimas todos os dias na internet

Autoridades alertam: Novo golpe nas redes sociais está fazendo vítimas todos os dias na internet

A Polícia está investigando uma quadrilha que vem afetando inúmeras pessoas no mundo virtual, aplicando o chamado “golpe dos nudes”. O crime ocorre da seguinte maneira: usuários das redes sociais, mal-intencionados, criam perfis falsos com objetivo de chantagear as vítimas.
Os golpistas se passam por mulheres bonitas, através de fotos falsas, começam a conversar e a manipular o bate-papo, para que os assuntos conversados se tornem mais pessoais e a troca de mensagens tenham um teor mais picante.
No meio deste processo, ganham a confiança da vítima, e, posteriormente, trocam fotos íntimas, com o objetivo de extorquir dinheiro. Os detalhes desta operação foram exibidos recentemente em matéria jornalística no programa Fantástico, da Rede Globo.
Depois de trocarem as fotos, os criminosos entram em contato, se passando por delegado e alegando a existência de uma suposta investigação de pedofilia. Neste momento, é feita a extorsão.
Este crime passou a ser chamado de ‘sextorsão’, que é caracterizado pela ameaça de se propagar esse tipo de fotos na internet, para forçar alguém a fazer algo.
Entidades especializadas em segurança digital já identificaram mais de 243 casos em todo o Brasil, apenas nos primeiros meses deste ano. A região sul e sudeste do país são as mais afetadas.
Para a psicóloga e diretora da ONG Safeet, Juliana Cunha, esse tipo de crime afeta a pessoa não penas no âmbito legal, como também no pessoal e psicológico, uma vez que gera constrangimento e pode ocasionar até mesmo em quadros de ansiedade.
Estes episódios, muitas vezes, são traumáticos e fazem com que algumas vítimas acabem cedendo às ameaças e não denunciem os criminosos, pois têm um impacto que ninguém quer que chegue a sua família ou em seu emprego.
A Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos, que investiga inúmeros casos deste tipo de crime, faz um alerta para que as pessoas evitem enviar essas fotos ou passar informações pessoais a estranhos.
Se você está passando por esta situação ou conhece alguém que esteja, não deixe de procurar imediatamente as autoridades responsáveis e jamais efetue o pagamento aos criminosos. Denunciar é a melhor saída.