notícia Saúde Seus direitos

Saúde Pública e Saúde Privada em Alfredo Wagner

Em Alfredo Wagner, como no restante do Brasil, o recurso aos serviços de tratamento de qualquer modalidade de Saúde é oferecido pela rede pública e pela particular.

A Saúde Privada no município é oferecida pela Clínica Médica Padre Alfons e por dezenas de consultórios de diversas especialidades com atendimento no horário comercial, principalmente.

Nestes locais, o cliente quando precisa, telefona ou comparece pessoalmente, marca uma hora em que seu médico de preferência está atendendo e faz a consulta. O paciente ainda tem direito a um retorno que é utilizado para acompanhamento dos exames realizados.

O pagamento também é descomplicado: Se a pessoa tem um plano de saúde, este paga a consulta e exames. Se tem o SIDESC, paga uma parte. Ou, caso não possua nenhum dos dois, paga o preço total da consulta.

O relacionamento entre médicos e pacientes se transforma em amizade, e muitas vezes, uma consulta extra, uma receita ou mesmo um remédio são fornecidos pelos profissionais.

O atendimento nas instituições particulares que tratam da Saúde em Alfredo Wagner é na maioria das vezes qualificada como excelente por todos os pacientes.

A Saúde Pública, pelo contrário, é alvo de constantes reclamações. Por que?

Não pense o leitor que a Saúde Pública é gratuita. Não! Esse serviço não é gratuito, ele é pago! Há uma extorsão diária na forma de impostos do Poder Público, seja ele Federal, Estadual ou Municipal, do qual, uma mínima parte é utilizada na Saúde.

Eu paguei, você pagou, seus pais pagaram, seus filhos pagaram… e vamos continuar pagando.

Pagamos para ter um serviço péssimo!

Como é conseguir uma consulta em Alfredo Wagner há já quase um ano?

Se você quiser conseguir uma ficha, você deve acordar pelas 2:30 hs da madrugada para ser dos primeiros. Caso queira se arriscar a não conseguir uma ficha, pode tentar ir mais tarde, Mas em geral, se chegar depois das 5:00 não pega mais ficha alguma.

Você pagou para esse serviço, mas… Não pode escolher que horário deseja ser atendido.

Você pagou pelo serviço, mas… não pode escolher o médico, pois só há um atendendo.

Você pagou pelo serviço, mas… deverá repetir toda esta novela para conseguir marcar um retorno para mostrar exames pedidos pelo médico, caso tenha conseguido a ficha.

Você pagou pelo serviço, mas… se precisar de um especialista, terá que se deslocar até Florianópolis, num transporte que você também pagou… num horário muitas vezes ingrato, ficando mais de 12 horas fora de casa;

Na Saúde Pública você paga por antecipação e compulsoriamente e não tem o devido retorno.

Mesmo pagando, a sensação é de humilhação e desprezo por quem faz a Saúde Pública: “Esse não pode pagar uma consulta e não reconhece o favor que estamos fazendo por ele!” Esta é a atmosfera que fica no ambiente público!

Na Saúde Privada você também paga, mas o médico se torna um amigo que estará te acompanhando, caso necessite.

O Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, sendo gerenciado por uma Fundação, se enquadra na modalidade privada, mesmo recebendo pelo serviço através do SUS. Ele é mantido pela população Alfredense na quase totalidade de seus gastos. A instituição tenta sobreviver e o povo tem feito o que pode para manter o Hospital funcionando.

Ano que vem teremos novas eleições. Candidatos aparecerão querendo dizer que fizeram e conseguiram e deram uma Saúde de qualidade para o povo alfredense. Diga a eles: Fizeram uma pinoia! Nós pagamos por isso e fomos muito mal atendidos!

 


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.