MPF promove evento que discute direitos humanos e imigrações
Debate nesta quinta-feira (10) aborda temas como intercâmbio de saberes e crises humanitárias em tempos de deslocamentos e xenofobia
Foto: ACNUR/Roger Arnold
A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) e o Programa Bem Viver do Ministério Público Federal (MPF) em Santa Catarina promove nesta quinta-feira (10) o evento “Inspiração e Ação: Transformando Mundos e Pessoas” sobre direitos humanos, cidadania e imigrações, que nesta segunda edição debaterá o tema “Deslocamentos e Crises Humanitárias”. Em parceria com o Círculos de Hospitalidade, mais uma vez os debates têm como ponto de partida a inspiração e a ação que transformam o mundo e as pessoas.
O “Inspiração e Ação” será realizado no auditório do Ministério Público Federal em Florianópolis – Rua Paschoal Apóstolo Pitsica, 4876 – Agronômica. A primeira edição do evento foi promovida em maio de 2018.
A primeira mesa desta quinta-feira começa às 10 horas com o tema “Intercâmbio de Saberes: Angola” e as participações de Palmira Tyitula Kalembela, angolana estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária da Udesc; João Paulino Fernando, angolano formado em Direito Jus Econômico pela Universidade Católica de Angola; e Domingos Amândio Eduardo, angolano formado em Teologia pela Faculdade Refidim, cursou Letras na Fundação Educacional de Penápolis, estagiário de Direito do MPF em SC. A coordenação da mesa será da professora Karine da Silva, da UFSC.
Às 14 horas será realizada a segunda mesa de debate, “Direitos Humanos em Tempos de Deslocamentos e Xenofobia”, com as participações de João Akira Omoto, procurador regional da República e diretor da ESMPU, Escola Superior do Ministério Público da União (DF); Hasan Zarif, do Centro Cultural Al Janiah (SP); e Gloire Mvangi Nkialulendo, mestranda em Direito Internacional na UFPR, presidente da associação dos migrantes congoleses em Curitiba. A coordenação da mesa será de Bruna Kadletz, do Círculos de Hospitalidade de Florianópolis.
Assim que os debates terminarem, às16h30 está prevista a abertura da “Feira Multicultural Unindo Mundos, Aproximando Fronteiras”, com bancas de comidas, bebidas e artesanato de imigrantes que moram em Florianópolis.
Programação
Dia 10 de outubro 2019 – na sede do MPF em Florianópolis
9h30 – 10h: Cadastramento
10h – 10h15: Abertura
10h15 – 12h30: Mesa – Intercâmbio de Saberes: Angola
* Palmira Tyitula Kalembela – angolana, estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária pela Udesc
* João Paulino Fernando – angolano, formado em Direito Jus Econômico pela Universidade Católica de Angola
* Domingos Amândio Eduardo – angolano, formado em Teologia pela Faculdade Refidim, cursou Letras na Fundação Educacional de Penápolis, estagiário de Direito do MPF em SC
* Coordenação: Prof. Dra. Karine da Silva – UFSC
12h30 – 14h: Intervalo do almoço. Venda de livros.
14h – 16h30: Mesa – Direitos Humanos em Tempos de Deslocamentos e Xenofobia
* João Akira Omoto – procurador regional da República e diretor da ESMPU, Escola Superior do Ministério Público da União (DF)
* Hasan Zarif – Centro Cultural Al Janiah (SP)
* Gloire Mvangi Nkialulendo – mestranda em Direito Internacional na UFPR, presidente da associação dos migrantes congoleses em Curitiba
* Coordenação: Bruna Kadletz – Círculos de Hospitalidade de Florianópolis
16h30 – 18h30: Feira Multicultural Unindo Mundos, Aproximando Fronteiras
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em SC
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.