notícia Sociedade

De Alfredo Wagner sai homenagem em forma de licor ao falecido Ulysses Guimarães

Um licor para o doutor Ulysses – Uma pequena produção de um licor de peras feito no sítio Pedras Rolantes, na cidade de Alfredo Wagner, presta uma homenagem ao falecido deputado Ulysses Guimarães.

Tarcisio Mattos é jornalista, fotógrafo profissional e editor, com longa experiência no jornalismo catarinense. Ele decidiu trocar a correria das redações por uma vida mais calma e bucólica. E adquiriu, com o também fotógrafo Eduardo Marques, o Sítio Pedras Rolantes, em Alfredo Wagner. Ali, formou um pomar de Clemenules, uma tangerina muito doce, sem sementes, comercializada in natura no próprio sítio.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

A Clemenules ganhou fama e passou a ser transformada em outros produtos. Virou geleia, entrou na produção de uma cerveja especial, de um kombucha e também de um licor artesanal feito na propriedade. Deu ainda origem a um chá no café colonial servido aos finais de semana no sítio, preparado pelo casal Tarcisio e Lu Eicke.

Um novo rótulo

Mattos decidiu ampliar o portfólio de licores. Além do Clémente Rodier, de Clemenules, ele elaborou outro, o Theophrastus, de limão siciliano. Cada edição, com apenas 50 garrafas. O primeiro nome homenageia o criador da Clemenules; o segundo, o grego que descreveu o limão.

Agora, Tarcisio produziu outras 50 garrafas numeradas de um licor de peras. E batizou o caldo de Ulysses, uma homenagem ao falecido deputado Ulysses Guimarães, fanático pela cachaça francesa de peras chamada poire. Ulysses era o capo maior do Clube do Poire, uma pequena confraria de políticos poderosos do extinto PMDB, todos fãs da bebida.

A apresentação do licor é simples e elegante. Um rótulo transparente mostra o perfil do corpo de Ulysses. Provei o licor.

Elaborado 100% com peras orgânicas e álcool de cereais, ele não peca pela doçura excessiva. Tem cor amarelo palha levemente esverdeada. E exala um delicado perfume e sabor de peras maduras. É uma edição para poucos.