Existem pequenas atitudes que podem fazer toda a diferença e ajudá-lo a crescer.
Por exemplo:
Escolher a melhor maquininha com chip também é um investimento: quando um empreendedor passa a aceitar pagamentos através de cartão de débito e crédito, ele expande as suas potencialidades e aumenta as chances de conquistar novos clientes.
Para além disso, ter uma máquina de cartão é fundamental para transmitir ao seu consumidor (ou possível consumidor!) a maturidade e o profissionalismo do seu negócio: afinal, você já viu empresas de grande porte ou de autoridade que não aceitam parcelar pagamentos ou não oferecem opções?
Esta é a nossa primeira dica para você, que deseja expandir os seus negócios, não sabe por onde começar ou não tem uma grande quantidade de dinheiro disponível.
Se você quer saber mais sobre o assunto, confira o material que preparamos para você a seguir.
Investir no próprio negócio: em que áreas devo me concentrar?
Depende do seu nicho, claro: se o seu público é majoritariamente idoso, por exemplo, não faz sentido gastar dinheiro com redes sociais arrojadas, gifs animados e textos que engajam.
Para outros públicos, no entanto, as coisas que acabamos de citar podem funcionar muito bem.
- Invista em presença online
Com o advento da internet, boa parte das pessoas – de adolescentes a adultos formados – tende a fazer buscas em websites antes de fazer a compra de um serviço ou quando precisa de um produto específico.
Se o seu nome aparecer em determinada busca, se o seu trabalho tiver sido anunciado ou elogiado em um grupo do Facebook ou se o seu anúncio aparecer na tela de alguém que fez pesquisas sobre o seu produto, você tem boas chances de fazer uma venda.
Da mesma forma, se você tiver resenhas negativas, comentários sobre atrasos, embalagens amassadas ou artigos com defeito, você pode acabar perdendo – e muito.
O que fazer, nesses casos?
Primeiro, invista em uma imagem profissional. Um site bonito, feito por um designer e um programador, ajuda a fortalecer a sua marca no mercado. Vale a pena pensar nisso para o futuro, já que um site feito do zero tende a custar de três a cinco mil reais.
Se não é possível fazer isso agora, não fique preocupado: existem plataformas, como o Wix, que permitem que você crie o seu website do zero. Não é a melhor opção, mas é um bom começo.
Se você tem alguma noção de WordPress e consegue tirar um tempo para estudar, você consegue aprender, através de tutoriais, a personalizar templates profissionais, disponibilizados na plataforma do WordPress por um valor bem enxuto.
- Entenda e converse com o seu público-alvo
Você precisa saber para quem você deseja vender. Essa é uma regra básica, que deve ser seguida por todos aqueles que querem ter presença forte no mercado.
Toda a sua comunicação, incluindo anúncios dentro e fora da internet, maneira de abordar o cliente pessoalmente e argumentos, está pautada no perfil do seu consumidor.
Como saber qual é o seu público? Avalie não apenas aquilo que você vende, mas quem compra. Se for possível, peça aos seus clientes – lembre-se sempre de pegar e-mail para contato! – que façam uma pequena pesquisa, em troca de 5% de desconto em uma próxima compra.
Com os dados em mãos, você saberá a idade, o gênero, o poder aquisitivo e as predileções de quem costuma contratar os seus serviços.
- Uma imagem fala mais do que mil palavras
Nos utilizamos de um clichê imenso para falar sobre uma outra forma de investir: através da utilização da sua imagem, do seu currículo e da inspiração que você pode oferecer aos seus clientes e potenciais clientes.
É fato que as pessoas tendem a confiar mais nos serviços e itens oferecidos por uma pessoa simpática, transparente e que transpira honestidade, confiança e, claro, a palavra mágica: autoridade.
Se você está comanda um empreendimento altamente nichado, precisa se diferenciar. Boas fotos, gentileza ao falar com o público, domínio do assunto abordado por sua empresa e credenciais tendem a causar uma impressão e tanto.
Na internet, eventualmente publique – os stories do Instagram são excelentes para isso! – fotos do dia a dia da sua companhia, mas não só: imagens suas e da sua equipe em eventos de especialização, workshops, oficinas e palestras também devem aparecer por lá.
Aproveitando o gancho, finalizaremos o artigo com a seguinte dica: participar de cursos de curta duração, comparecer a eventos e participar de feiras também é investir no seu negócio.
É possível participar de uma série de conferências e similares gastando pouco. Na pior das hipóteses, boa parte dos organizadores permite aos frequentadores que parcele o valor total do serviço.
Assim como quem não é visto não é lembrado, quem não se atualiza fica para trás.
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