Análise Política História Notícias Opinião Sociedade

Eleições históricas neste 2020 em Alfredo Wagner

2020 entra para a história como um ano que fugiu dos padrões e violou todas as regras de normalidade envolvendo os povos em riscos e perigos.

Também Alfredo Wagner ainda está vivendo esta anormalidade e as eleições de 2020 serão históricas, não apenas por ocorrerem num ano de pandemia, mas por mudar completamente o rumo da política municipal.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Falando em política, neste caso específico, não me refiro somente a partidos políticos.

Com os candidatos já aprovados para o pleito deste ano, de um lado o MDB com o Edenilson R. Souza e Silvio J. Althoff e de outro lado a coligação PSDB, PSD, PT, PL  e DEMOCRATAS com o Gilmar Sani e Jaison Werlich, o foco de influência política do município sai do Barracão e passa para o Interior. Qualquer um dos candidatos que ganhar, romperá o protocolo histórico que comentei anteriormente em meu artigo: Os fundadores do Barracão e a mentalidade do Alfredense.

O centro da política alfredense poderá voltar a Catuíra, após mais de 60 anos de história, ou ser deslocado para o Estreito, mas não mais pertencerá ao Barracão!

Estamos vendo o fim de uma Era: a era “Barracão” está no fim. Tudo leva a crer que sim, a menos que algo muito inesperado aconteça!

O atento leitor poderá dizer: é, mas daqui a 4 anos tudo muda e o Barracão volta a apresentar um candidato… Não creio. Estes 4 anos poderão fortalecer politicamente o interior de tal forma que a hegemonia, uma vez quebrada, não volte a ocorrer.

Quem não conhece o passado, dificilmente entende o presente e não consegue prever o futuro…

A hegemonia do Barracão foi conquistada com muita tenacidade, habilidade e, por quê não, muita força também! Lembro-me de um fato contado pelo falecido sr. Fernando Luiz Poeta sobre a manipulação de resultados eleitorais nos tempos antigos. Não recordo nomes e nem datas, mas o episódio que ele me contou ocorreu há muitos anos e determinaria a vitória ou não de candidato de interesse para o Barracão. O colégio eleitoral da Catuíra era um dos mais fortes e lá é que se decidiam os votos. O sr. Fernando Poeta, jovem e muito ágil, acompanhava tudo e circulava entre as mesas apuradoras. Os votos anunciados eram notadamente favoráveis ao candidato da Catuíra, mas em dado momento, cavaleiros entraram a cavalo dentro do salão de apuração e empunhando armas e dando alguns tiros, fizeram os votos mudarem.

Este fato, o sr. Fernando Luiz Poeta me contou entre muitos outros, em muitas das conversas que tivemos sobre a história de Alfredo Wagner.

É claro que os tempos eram outros e as estratégias também. Hoje isso jamais aconteceria! Vamos então acompanhar o processo eleitoral e ver o que ocorre nos próximos anos!


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.