Análise Política Notícias Política

Sai Moisés, assume Daniela, primeira mulher a governar o Estado

O julgamento terminou a 1:30 hs da madrugada e os juízes decidiram que o Governador Moisés será julgado por crime de responsabilidade em aumento salarial dado aos procuradores do estado. Afastado por 180 dias Carlos Moisés será substituido pela vice-governadora, Daniela Reinehr, que teve a denúncia rejeitada e assume na terça-feira, dia 27.

A sessão do julgamento começou na manhã de sexta (23) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis, e terminou às 2h deste sábado. A vice-governadora acompanhou a sessão na própria assembleia, enquanto o governador cumpriu agenda oficial no Sul e Oeste do estado.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

O pedido de impeachment é justificado pela suspeita de crime de responsabilidade cometido pelo Governador ao dar aumento salarial aos procuradores do estado, por meio de decisão administrativa, com o intuito de equiparar o salário deles aos dos procuradores da Alesc.

O reajuste ocorreu no ano passado. O autor do documento é o defensor público Ralf Zimmer Junior. Segundo ele, o reajuste deveria ter sido feito por meio de aprovação de projeto de lei na assembleia.

O governador obteve seis votos a favor do recebimento da denúncia e quatro contra, enquanto Daniela Reinehr, vice-governadora, houve empate. O voto de minerva veio do presidente do tribunal de julgamento, desembargador Ricardo Roesler, que decidiu pela inocência.

Daniela Reinehr disse em entrevista à CBN Diário, que esperava por justiça. “Fiquei maravilhada com o altíssimo nível de nossos desembargadores. Agora é momento de muito trabalho, de união de esforços. Não vai ser uma tarefa fácil. É uma honra muito grande, mas uma responsabilidade muito grande, e o fato de ser a primeira mulher [a governar Santa Catarina] aumenta ainda mais essa responsabilidade. Tenho que honrar essa missão”, concluiu.

Analisando os votos (que você pode conferir abaixo) do Tribunal de Julgamento composto por 5 deputados e 6 Desembargadores vemos que apenas um Desembargador votou por aceitar a denúncia contra o Governador.

  • Deputado Kennedy Nunes (PSD) – votou por aceitar a denúncia contra Moisés e Reinehr. Ele é o relator do tribunal
  • Desembargador Carlos Alberto Civinsk – votou por rejeitar a denúncia contra governador e vice
  • Desembargador Sérgio Antônio Rizelo – votou por rejeitar a denúncia contra Moisés e Reinehr
  • Deputado Maurício Eskudlark (PL) – votou por aceitar a denúncia contra o governador e a vice
  • Desembargadora Cláudia Lambert de Faria – votou por rejeitar a denúncia contra Moisés e Reinehr
  • Deputado Sargento Lima (PSL) – votou por aceitar a denúncia contra o governador, mas rejeitá-la em relação à vice
  • Desembargador Rubens Schulz – votou por rejeitar a denúncia contra Moisés e Reinehr
  • Deputado Luiz Fernando Vampiro (MDB) – votou por aceitar a denúncia contra o governador e a vice
  • Desembargador Luiz Felipe Schuch – votou por aceitar a denúncia contra Moisés e Reinehr
  • Deputado Laércio Schuster (PSB) – votou por aceitar a denúncia contra o governador e a vice