Notícias

Para manter gratuidade, IATEL sorteia terreno à beira-mar em Laguna

O Instituto de Audição e Terapias Integrativas e da Linguagem (IATEL), que há 51 anos atende a comunidade de toda Santa Catarina com serviços gratuitos ou a valores reduzidos, vai sortear um terreno em Laguna para garantir a continuidade dos serviços. O terreno tem 540 m2 e fica na Praia do Sol. Para participar, basta acessar https://botanarifa.com/terrenoiatel.

Localizada a 100 metros da praia, a área foi obtida pelo Instituto como parte do pagamento pela venda de outro imóvel que havia sido doado à entidade.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Atualmente o IATEL, localizado no bairro de Coqueiros, em Florianópolis, se mantém por meio de projetos próprios e atende pessoas com os mais diversos problemas de saúde, nas áreas da fonoaudiologia e práticas integrativas e complementares de saúde. A Medicina Tradicional Chinesa – incluindo as técnicas como acupuntura, coneterapia, moxabustão e outras – está entre os tratamentos oferecidos.

O IATEL é uma organização sem fins lucrativos e que oferece atendimento para todas as classes sociais. O leque de serviços é muito grande, abrangendo desde fonoaudiologia e audiologia e até acupuntura. Muitos pacientes vêm tratar suas dores nas costas com nossa acupuntura, por exemplo. É uma história muito rica, mas a falta de apoio limita a expansão de muitos projetos“, explica o coordenador-geral, Roberto Pacheco.

Durante muitos anos, o IATEL foi o único local de atendimento para muitos deficientes auditivos do Estado. “Tinha gente que vinha lá de Tubarão, de Canelinha, porque não tinha outras escolas. Vinham crianças de todas as classe sociais, porque não tinha outro recurso“, lembra Catarina da Silva Schmitz, ex-funcionária e mãe de uma ex-paciente. A filha dela teve toda a sua formação a partir do IATEL e hoje trabalha como designer numa grande empresa da cidade.

Curiosamente, o IATEL começou como uma espécie de laboratório para a fonoaudiologia, antes mesmo da regulamentação dessa profissão. No final da década de 60, o Governo do Estado decidiu oferecer no antigo Hospital Infantil de Florianópolis cursos de otoneurofoniatria, ministrados pela mexicana Sara Alvorado. Até que em 25 de março de 1969 foi fundada uma associação que posteriormente se tornaria o IATEL. Essa história foi contada em vídeo produzido em 2020 pela Volo Filmes & Fotografia.

Mais informações e agendamento de consultas no site www.iatel.org ou telefone (48) 3225-6955.