A Justiça de Santa Catarina condenou dois homens pelo furto de uma “Tia Chica” – pássaro silvestre valioso pelo canto – em município da Grande Florianópolis. A dupla ainda estava com a gaiola em mãos, a bordo de uma moto, quando foi localizada e teve início a perseguição policial.
Na tentativa de fuga, eles atropelaram um militar e deixaram a gaiola cair ao chão, oportunidade que o passarinho aproveitou para fugir. O condutor da moto foi condenado pelos crimes de furto e lesão corporal, com pena fixada em quatro anos e um mês de reclusão em regime fechado. Já o carona pegou três anos de prisão.
De acordo com a denúncia do Ministério Público, em julho de 2019, a dupla resolveu furtar o pássaro, avaliado em R$ 1,5 mil, de uma residência em um bairro distante do centro da cidade. Após flagrar os assaltantes a distância, que levaram a gaiola exposta da garagem, o filho da vítima comunicou a Polícia Militar.
Na saída do loteamento, um policial tentou abordar a dupla e acabou atropelado. Os criminosos também caíram e, apesar de tentar fugir novamente, foram capturados em flagrante. Pleitearam a absolvição por falta de provas ou a minoração da reprimenda originalmente imposta.
O colegiado confirmou a condenação, mas adequou a pena de ambos, ao desclassificar o crime para tentativa de furto e lesões corporais. A pretendida absolvição foi rechaçada.
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.