Modelos mostram volumes expressivos no RS e SC, além de tendência de avanço para o Paraná no fim de semana
Após a passagem do ar frio pelo Centro-Sul do Brasil, as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que as condições do tempo devem mudar no Sul do país entre a tarde e noite de amanhã, quando uma nova frente fria entrar pelo Rio Grande do Sul, aumentando as áreas de instabilidade e favorecendo a formação de nuvens carregadas.
Segundo Olívio Bahia, meteorologista do Inmet, para a próxima madrugada ainda há risco de geadas com intensidade fraca nas áreas serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de possibilidade de geada no sul do Paraná e sul de Minas Gerais.
De acordo com o modelo Cosmo, também do Inmet, apesar da chegada do sistema amanhã, é a partir de sábado (29) que os volumes ficarão mais intensos. O modelo prevê precipitação de até 70mm no centro-norte gaúcho, com tendência de avanço para Santa Catarina no mesmo dia.
Olívio destaca que a chuva deve passar rápido e favorecendo também o estado do Paraná. Na noite de sábado deve chover no centro-sul do Paraná, com precipitação prevista entre 20mm e 30mm. A previsão indica ainda condição de chuva para o noroeste do estado, porém com menores volumes. No domingo, as áreas de instabilidade ganham intensidade entre o norte do Paraná e São Paulo, com acumulados previstos entre 20mm e 30mm nos dois estados. Também neste dia, volta a chover no extremo sul do Mato Grosso do Sul.
Na segunda-feira (31), o modelo mostra chuvas mais intensas para o leste Paulista, com até 60mm, e o avanço do sistema para o Rio de Janeiro e extremo sul de Minas Gerais. As chuvas, no entanto, não devem entrar em com intensidade em Minas Gerais e não há condição de chuva generalizada na região.
Veja o mapa de previsão de precipitação nos próximos dias:
Fonte: Inmet
O modelo de previsão estendida, divulgado pela Admisnitração Oceânica e Atmosférica (NOAA), também indica chuva para parte sul do Brasil nos próximos dias.
No período entre 26 de maio e 3 de junho, o modelo prevê chuvas entre 70mm e 80mm para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Assim como o modelo brasileiro, o NOAA também sinaliza chuvas no Mato Grosso do Sul e áreas do Sudeste no período. O modelo mostra ainda que a partir do dia 4, a tendência é de corte total nas precipitações em todo o Brasil.
Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil:
Fonte: NOAA
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.