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Comercialização de queijos artesanais

Produtores podem contar com o Selo Arte, que impulsiona e facilita a comercialização

O cenário queijeiro artesanal brasileiro vem ganhando cada vez mais adeptos e prestígio, e chegou até a receber denominações de origem protegidas e premiações nacionais e internacionais. Antes considerado produto clandestino e não seguro para o consumidor, a qualidade e a comercialização dessa iguaria são garantidas por meio do Selo Arte (ARTE, de artesanato), certificação que confere um status de produto confiável, autêntico, histórico e cultural aos produtos artesanais de origem animal.

Além disso, o queijo artesanal se adequa naturalmente a tendências de consumo atuais, como a busca por produtos locais, naturais e a preocupação com a procedência, a origem e a qualidade dos produtos. Tudo isso estimula pequenos produtores a continuarem a investir em suas produções.

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Acompanhe neste relatório um retrato atual do mercado de queijos artesanais, bem como as boas práticas da produção, para que o produtor se torne mais competitivo no mercado.

  • Principais dados do mercado de queijos
  • Tipos de queijos mais conhecidos no Brasil
  • Importância e vantagens do selo ARTE
  • Indicação geográfica: diferencial que valoriza as produções locais
  • Principais desafios da produção
  •  Dicas e leituras sobre o assunto

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