Notícias Saúde

Saretta reitera a necessidade de ações em apoio às pessoas com fibromialgia

Através de um pedido do deputado Neodi Saretta, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa realizou uma reunião para debater ações em apoio à pessoa com fibromialgia. “Este é um importante debate, já que há muitos portadores da doença em Santa Catarina. Eles precisam de ações e políticas públicas para o diagnóstico, tratamento e apoio, para que possam ter uma melhor qualidade de vida“, disse o deputado que também é presidente do Colegiado.

A fibromialgia, mais comum entre mulheres, é uma síndrome que se manifesta, principalmente, pela dor no corpo todo. A dor da doença causa intenso sofrimento físico e emocional, trazendo grande prejuízo na qualidade de vida do portador. A doença, além de não ter cura, apresenta dificuldade no diagnostico.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Na reunião, que contou com a participação do grupo de Fibromialgia de Concórdia e Região,  Associação Nacional dos Fibromiálgicos, profissionais da área da saúde, representantes da Secretarias estadual e Municipais da Saúde,  entidades e pacientes, que juntos definiram encaminhamentos. “A intenção é dar apoio aos pacientes, já que eles encontram dificuldades desde o diagnóstico ao tratamento”, destaca Saretta.

Inclusive, uma das questões levantadas é a criação de um Fórum para diagnóstico, tratamento e apoio à pessoa fibromiálgica. Inclusive, Saretta já fez esta solicitação ao estado, onde também pediu a criação da carteirinha da pessoa com fibromialgia. Os outros encaminhamentos são:

  • Realização de cursos por macrorregiões para formação de profissionais no atendimento ao paciente com fibromialgia;
  • Oferta de serviços por parte do Estado para diagnóstico e tratamento da doença;
  • Inclusão dos pacientes com fibromialgia como prioridade na fila de tratamento;
  • Criação de parcerias do Estado com clínicas de reabilitação, já que os centros de reabilitação ficam distantes da maioria das cidades;
  • Capacitação das equipes de saúde, dos familiares e toda a rede de convivência da pessoa com fibromialgia.

A reunião foi realizada nesta quarta-feira (01), de forma virtual.

 

Susana Rigo
Assessoria de Imprensa do deputado Neodi Saretta


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.