Agricultura Comportamento Economia Notícias Tecnologia

Levantamento aponta onde estão as fazendas com gestão mais digitalizada

Municípios da região centro-sul do país lideram o ranking

Levantamento feito pela Aegro – empresa desenvolvedora de tecnologia para gestão de fazendas – mostra as regiões onde estão localizadas as propriedades que mais utilizam ferramentas digitais para gerenciamento do negócio rural.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Fazendas que estão nas cidades de Caarapó (MS), Três Pontas (MG), Maracaju (MS), Luís Eduardo Magalhães (BA) e Goiânia (GO) foram as que mais utilizaram o sistema, considerado o principal software de gestão agrícola do mercado, para gerenciamento da propriedade ao longo do primeiro semestre de 2021.

O levantamento abrange a quantidade de atividades feitas com o Aegro, seja pelo celular ou por um computador, desde a rotina agrícola até a administração da propriedade. O monitoramento contempla o uso efetivo do sistema na versão completa. O Aegro hoje está presente em 4,7 mil fazendas do país, com mais de 2 milhões de hectares gerenciados.

As principais funções utilizadas pelos fazendeiros no período foram financeiras – como o registro de contas a pagar e a receber, inserção de parcelas dos financiamentos tomados, entre outros. Foram mais de 1 milhão de registros apenas relacionados a despesas e receitas das fazendas.

Em seguida estão as atividades agrícolas, como rotinas operacionais de plantio, colheita e aplicações, com mais de 400 mil registros, e o lançamento de itens como sementes, defensivos, fertilizantes, entre outros (cerca de 238 mil registros). Lançamentos de abastecimento e manutenções de máquinas também foram bastante efetuados pelos produtores rurais, com quase 200 mil registros no sistema de gestão agrícola.

O levantamento mostra ainda que, quanto maior a área da fazenda, maior a tendência de compartilhamento no uso das ferramentas disponíveis no sistema de gestão.

Fazendas com até 500 hectares têm em média dois responsáveis pela alimentação e acesso ao aplicativo. Na faixa de até 1 mil hectares, essa média sobe para três. Já nas propriedades rurais entre 5 mil e 10 mil hectares, são 12 usuários – volume que chega a 26 quando a fazenda tem uma faixa de tamanho acima disso.

O apoio da tecnologia foi fundamental para que as propriedades do grupo Vó Negrinha Agro, localizadas em São Gabriel do Oeste (MS), avançasse na gestão e controle dos custos, aumentando a lucratividade da atividade rual. “Passamos a ter um custo preciso de produção e, com isso, pudemos olhar para o negócio de forma mais estratégica. A gente sabe que é difícil reduzir custo de produção, mas temos controle sobre o preço de venda da safra e hoje já estamos fazendo o planejamento para conseguir o melhor preço de venda”, conta Nino Mosena, produtor rural e gerente administrativo das fazendas.

No ranking das cidades com as fazendas que concentram operações mais digitalizadas estão ainda Balsas (MA); Guarapuava (PR); Sorriso (MT); Castro (PR); São Paulo (SP); Uberlândia (MG); Primavera do Leste (MT); Campo Verde (MT); Garibaldi (RS); Monte Aprazível (SP); São Miguel do Guaporé (RO); Barueri (SP); Três de Maio (RS); Araguari (MG); Rio Verde (GO).

Registros partem de escritórios

Se as fazendas digitalizadas estão em cidades do interior, principalmente, os registros das atividades e o acompanhamento da rotina operacional da propriedade nem sempre é feito diretamente do campo, mas também a partir do escritório.

No monitoramento de uso geral do Aegro, considerando a versão completa e gratuita do aplicativo de gestão agrícola, São Paulo (SP) figura como a cidade com mais usuários ativos do sistema de gestão (são 879), seguido por Brasília (DF), com 768, Porto Alegre (RS) com 728, Luís Eduardo Magalhães (BA) com 621 e Goiânia (GO) com 587.

Os registros e acompanhamentos das atividades da fazenda pelo Aegro podem tanto ser feitos diretamente do campo, mesmo sem acesso à internet, quanto do escritório. Com o sistema, é possível traçar rotinas de operação a distância e acompanhar todo o planejado versus executado praticamente em tempo real.