Notícias

A babosa e os benefícios para a saúde

Aloe succotrina e Aloe vera são duas das centenas de espécies de plantas conhecidas popularmente como babosa, atualmente uma das mais amplamente utilizadas em produtos para a beleza e para a saúde, tanto para uso externo como interno, por causa de suas reconhecidas propriedades medicinais. Rica em antioxidantes, bebida previne diversos problemas de saúde. Para amenizar gosto amargo, sugestão é bater a planta com mel

Bethânia Nunes
A babosa é uma planta com propriedades medicinais, bastante conhecida pelos benefícios que proporciona para a pele e o cabelo.
Receita de suco de babosa

Para preparar o suco de babosa, é necessário retirar as folhas da planta, lavar e secar bem e retirar os espinhos. Em seguida, deve-se cortar a base da folha e deixar a planta em repouso na posição vertical para que o látex escorra.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Em seguida, com uma faca ou tesoura, corte partes laterais da folha, no seu comprimento. Depois, deite a folha e levante com cuidado a casca de um dos lados para evitar contaminar o gel da babosa com o látex que ainda pode estar contido na planta. Retire o gel com uma colher, descartando qualquer parte verde ou amarela que estejam presentes nele.

Depois, coloque o gel no liquidificador, em uma proporção de 100 g para 1 litro de água. Também é possível adicionar uma colher de mel de abelha e uma fruta, como o limão ou a laranja, para melhorar o sabor. Depois de bater é só beber.

Confira os 7 benefícios do suco de babosa:
  • 1. Combate a prisão de ventre
    O suco de babosa contém uma pequena quantidade de aloína, substância presente na casca da planta que possui propriedades laxantes. O suco também tem ação prebiótica, estimulando o crescimento de bactérias boas no intestino.
  • 2. Mantém a saúde da pele e do cabelo
    As vitaminas A, C e E e os minerais presentes na planta promovem a formação de colágeno, melhorando a elasticidade da pele e brilho do cabelo. Além disso, por ter um efeito antioxidante, o suco de babosa combate os radicais livres na pele, ajudando a retardar o envelhecimento precoce.
  • 3. Diminui os níveis de colesterol e triglicerídeos
    O suco de babosa diminui os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, prevenindo problemas de saúde como aterosclerose, infarto ou derrame.
  • 4. Fortalece o sistema imunológico
    O suco de babosa contém vitamina C, flavonoides e taninos, que são compostos com potente ação antioxidantes e imunomoduladora, fortalecendo as células do sistema imunológico.
  • 5. Ajuda no tratamento de gastrite
    O suco de babosa estimula a secreção de enzimas digestivas e neutraliza os ácidos do estômago, ajudando no tratamento do refluxo e da gastrite. Além disso, por ser um potente anti-inflamatório, ajuda a tratar inflamações, podendo ser uma boa opção para atenuar problemas no estômago.
  • 6. Ajuda no controle da diabetes
    O suco de babosa contém flavonoides, aloína e vitamina C, potentes antioxidantes que melhoram as funções do hormônio insulina, promovendo o equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue e ajudando no controle da diabetes.
  • 7. Auxilia no tratamento de infecções
    Por ter efeito antiviral, antibacteriano e antisséptico, o suco de babosa ajuda na cicatrização de feridas, no tratamento de queimaduras e no tratamento de problemas como psoríase, herpes e candidíase.

Efeitos colaterais e contraindicações

O consumo do suco de babosa em excesso pode causar problemas gastrointestinais, como dor abdominal, náuseas, vômitos e diarreia. Por outro lado, o consumo prolongado pode levar à prisão de ventre, pois o intestino fica dependente da ação laxante do suco.

O suco não é recomendado para idosos e mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Além disso, a bebida pode interagir com medicamentos usados para tratar pressão alta, diabetes e problemas de coração e, por isso, só deve ser consumido sob orientação de um médico. (Com informações do portal Tua Saúde)


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.