Economia Emprego Notícias Trabalho

Ibovespa sofre com PEC dos precatórios, mas tem notícias boas para se agarrar

Investidores acompanham mercado de trabalho americano e leilão do 5G.

Por Bruno Carbinatto e Tássia Kastner

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Investidores acordaram de bom humor lá nos Estados Unidos, confiantes de que o mercado de trabalho do país voltou a ganhar força em outubro. Economistas consultados pelo The Wall Street Journal esperam que a economia americana tenha gerado 450 mil postos de trabalho, isso depois da desaceleração brutal no mês de setembro, o pico da terceira onda de Covid por lá.

Os dados saem às 9h30 e são cruciais nas apostas do mercado financeiro sobre quando o Fed (o Banco Central dos EUA) começará a elevar os juros americanos, ao redor de zero desde março do ano passado. É que o BC americano tem duas missões: controlar a inflação e garantir o pleno emprego – algo que ainda parece distante para os membros do Fed, segundo disse Jerome Powell nesta semana.

A taxa de desemprego até cai, mas de forma muito desequilibrada, com setores ainda afetados pela pandemia. Powell e sua turma não querem deixar ninguém para trás.

Para o Brasil, alta de juros nos EUA não é boa notícia, já que tende a reduzir a quantidade de dólares que pinga pelas bandas de cá. Quanto maior o rendimento em lugares mais seguros, menos investidores se animam a navegar por terrenos pantanosos.

E bota pântano nisso. Aqui todas as atenções seguem voltadas para a PEC dos Precatórios, que passou na primeira votação da Câmara, mas tem placar incerto na segunda rodada e também no Senado, menos favorável aos planos pouco sólidos do governo. Por sinal, para tentar ampliar o placar entre os deputados, o governo abriu a torneira do Orçamento secreto – pago com as emendas de relator. Isso quer dizer que o governo está gastando mais enquanto tenta sinalizar ao mercado que quer controlar gastos. Aí fica difícil segurar os ânimos dos investidores.

Mas, quem quiser “sextar” com o ânimo um pouquinho melhor, tem algumas coisas para se agarrar.

  • 1. Na noite de ontem, o Bradesco divulgou lucro robusto (+35%, a R$ 6,76 bi), o que tende a trazer um alento ao mercado.
  • 2. O governo já arrecadou mais de R$ 7 bilhões no primeiro dia de leilões do 5G.
  • 3. O petróleo opera no positivo, bom para a Petrobras e para o Ibovespa como um todo – já que ela é a segunda maior companhia no índice.

A ver se será o bastante para minimizar o tombo da quinta.


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.