Agricultura Notícias

Fichas catalográficas das espécies relevantes para a meliponicultura

A A.B.E.L.H.A., em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), disponibiliza em seu site fichas catalográficas de 15 espécies de abelhas sem ferrão relevantes para a meliponicultura brasileira.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

As fichas das outras 45 espécies serão disponibilizadas em 2022.

Além dos nomes popular e científico, as fichas apresentam informações sobre a biologia e comportamento geral das espécies. Traz ainda imagens de dois tipos: de espécimes depositados na Coleção Entomológica “Prof. J.M.F. Camargo” (RPSP), da FFCLRP/USP, e de espécimes vivos fotografados pelo biólogo Dr. Cristiano Menezes, da Embrapa Meio Ambiente, preservando a coloração natural das abelhas.

Meliponídeos para todos

Outra informação presente nas fichas é a distribuição geográfica das espécies de abelhas nos Estados, conforme o Catálogo Nacional de Abelhas-Nativas-Sem-Ferrão publicado pela Portaria nº 665 do ICMBio.

O material pode ser baixado gratuitamente e é direcionado para quaisquer entusiastas das abelhas sem ferrão, sejam eles meliponicultores, biólogos, agrônomos, educadores, estudantes, especialistas em meio ambiente e público em geral, interessados em conhecer mais sobre a riqueza de espécies de abelhas sem ferrão que temos no País ou em iniciar na meliponicultura.

Saiba mais sobre o novo material e baixe as fichas em PDF.

Meliponídeos para todos


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.