Notícias

Grupo Ergon investe R$ 6 milhões e tem crescimento de quase 500% com solução energética em Santa Catarina

Gedisa, empresa de gestão de geração de energia do grupo, está em fase de expansão no estado e atende hoje as regiões atendidas pela Celesc e pela Dcelt no estado

Os dois últimos anos foram difíceis para os brasileiros. E não foi só a pandemia que trouxe grandes desafios. A crise hídrica que o país vive elevou o custo de vida como há tempos não se via. As contas de luz, a falta de água, a gasolina em alta, e diversos outros fatores fizeram com muitos modelos de negócios fossem repensados. Entre eles, estão aqueles que buscam novas formas de se consumir energia e economizar. Com a falta de recursos para abastecer a população, o Brasil e os consumidores vêm buscando novas alternativas que proporcionem segurança e, sobretudo economia no consumo de bens naturais.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

E é enfrentando esse cenário, que o Grupo Ergon, holding que atua hoje também no Paraná e no Rio Grande do Sul, vem fomentando a geração distribuída em Santa Catarina, apresentando um crescimento de quase 500% nos últimos dois anos no estado e atuando hoje com duas usinas parceiras. A geração distribuída é autorizada pela Aneel desde 2012 e que está em plena expansão em todo o país. Com ela, pequenos e médios negócios e comércios podem obter até 20% de desconto na fatura de energia elétrica, além de movimentar novas formas de geração de energia.

A modalidade permite que empresas e comércios se unam em cooperativas para usufruir do benefício do desconto na fatura de energia. Diferente dos painéis solares, a geração distribuída oferecida pela Gedisa não exige que sejam instalados equipamentos, ou que seja feito qualquer tipo de investimento. “A geração compartilhada pode ocorrer de três formas diferentes: condomínio, consórcio e cooperativa, que é como a Gedisa trabalha e que permite que vários consumidores se reúnam com o objetivo de gerar sua própria energia através do arrendamento de uma usina geradora, trazendo assim uma economia de até 20%”, diz Wolney Pereira, CEO do Grupo Ergon.

Os planos do grupo são aumentar ainda mais o número de cooperados no estado e ampliar, em breve, as operações para outras regiões do país. “Nesse projeto de integração de soluções do Grupo Ergon e desenvolvimento e ampliação da Gedisa, investimos R$ 6 milhões no último ano. Com isso, ampliamos nossa atuação ao interior do Paraná e Santa Catarina e iniciamos  no Rio Grande do Sul”, conta Wolney.

Como funciona na prática?

Para aderir à geração distribuída, o consumidor atendido pela Celesc ou Dcelt precisa ter a conta de luz em seu CNPJ ou CPF de um dos sócios e ser consumidor do grupo B3 (comércio e  empresas em geral). O próximo passo é se tornar um cooperado. Para isso há administradoras de cooperativas, como é o caso da Gedisa, que fazem todo o processo de ponta a ponta para reunir as empresas, conectar às geradoras e garantir os benefícios aos cooperados.

Ao se tornar um cooperado, a empresa não precisa fazer investimento algum em estrutura física. A distribuição segue pela distribuidora local de energia e a compensação é feita por créditos que vem discriminados na conta de luz do cooperado A diferença fica no modelo de pagamento, que passa a ser com duas faturas sendo uma da distribuidora e a outra da cooperativa E o cooperado não precisa se preocupar com nada pois a Gedisa faz todo o trabalho de coordenar a operação junto à distribuidora.”, conta Miguel Segundo, diretor técnico da Gedisa.

Mas o que é de fato a Geração Distribuída?

A Geração Distribuída (GD) é uma modalidade de consumo de energia na qual as empresas geram parte da energia elétrica que consomem.  Isso é possível participando de uma cooperativa de Geração Distribuída, que contrata as usinas geradoras de energia renovável. A energia gerada por essas usinas é compensada por meio de créditos e resulta em economia na sua conta de luz. Para saber mais sobre essa modalidade de geração em Santa Catarina: comercial@gedisa.com.br ou pelo site: www.gedisa.com.br

Sobre o Grupo Ergon:

O Grupo Ergon reúne diversas empresas do setor de energia que juntas trazem a melhor solução para fornecimento de gás e energia elétrica para os clientes. Com consultores especializados, o fornecimento é definido de acordo com a necessidade individual de cada negócio ou condomínio, com uma proposta unificada seja para GLP sob medida com a Gaslog – que atua hoje em SC e PR – ou fornecimento de energia elétrica no modelo de geração distribuída com a Gedisa que gera desconto de até 20% na conta de luz. Todos os serviços são prestados com a excelência de atendimento, pós-venda com consultor, atendimento ao cliente sem 0800, especialistas em medição e determinação de demanda, instalação segura e certificada. O grupo ainda possui as empresas MidService e GTec que prestam atendimento técnico e de manutenção, e Agathon e Maré em soluções para a geração de energia.