Agricultura Notícias

Apicultores detidos por organizar protesto usando abelhas na capital do Chile

Quatro apicultores foram detidos depois de terem organizado um protesto em frente ao palácio presidencial em Santiago, no Chile, na segunda-feira. Segundo as autoridades locais, citadas pela Reuters, houve pelo menos sete agentes da polícia picados por abelhas durante a manifestação e tiveram de ser levados ao hospital.

Os apicultores colocaram 60 colmeias, que continham cerca de 10 mil abelhas cada uma, na avenida em frente ao palácio.

Tinham como objetivo apelar a uma reforma do governo para melhorar os preços do mel ou fornecer subsídios aos produtores de mel. Entre as suas exigências pediam para ser recebidos pelo presidente Sebastian Piñera.

Alguns transeuntes ficaram alarmados com o risco que as abelhas representavam. “É perigoso para as pessoas alérgicas porque podem causar a morte”, referiu um habitante local.

A produção de mel tem sido prejudicada por uma seca de longa duração no país, que secou as fontes de alimento das abelhas, como as flores e as plantações. Embora a seca não seja incomum no Chile, a atual persiste desde 2010 e as mudanças climáticas são, pelo menos em parte, as principais culpadas, dizem os cientistas.


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.