Em meio ao turbilhão de informações diárias na internet, ter um nome que ganhe o status de marca a ser lembrada auxilia, definitivamente, na ascensão profissional. A expert Aline Bak compartilha boas estratégias de personal branding
Uma marca pessoal é quase como a corporativa. Só que em vez de anunciar um produto ou serviço, você divulga a si mesmo. Não importa se você é um empreendedor, profissional liberal ou palestrante, por exemplo. Em todos esses casos, é possível construir sua marca e, assim, conquistar autoridade e aprimorar o seu negócio.
Como exemplo de personalidade que criou e consolidou uma marca pessoal forte, a consultora em negócios e especialista em marketing de influência digital Aline Bak destaca o apresentador Fausto Silva, hoje no comando do programa “Faustão na Band”. A atração, que estreou no último dia 17, fez com que a emissora registrasse a maior audiência em pontos, na Grande SP, desde 2015. “Faustão, um dos maiores comunicadores do Brasil, sabe se comunicar incrivelmente bem com pessoas de todas as classes sociais e, além disso, tem um tom altamente humanizado em seu discurso”, diz Aline Bak, “E, ao levar para a Band sua marca pessoal, garantiu o sucesso da estreia”, conclui.
“Construir uma marca pessoal significa expor ao mundo quem você realmente é e tudo aquilo que representa em determinado segmento”, destaca a expert. “É sobre influenciar a percepção das pessoas sobre você mesmo e estabelecer sua credibilidade e reputação, como especialista”, completa.
Ou seja, se estiver disposto a dedicar tempo e esforço corretamente, você poderá se tornar uma marca que conquista seus potenciais clientes com facilidade. Acima de tudo, será gratificante converter seu nome em top of mind, naquele assunto. Veja, a seguir, algumas dicas para ajudar nesse processo:
1) Defina suas áreas de especialização. Seja sua marca pessoal ou comercial, você precisa mostrar o que representa e como as pessoas devem reconhecê-lo. Afinal, todo mundo é especialista em alguma coisa. “Inclua, portanto, seus interesses e habilidades em todas as descrições nos perfis de mídia social. Eles servirão como palavras-chave que vão ajudar seu nome a aparecer em resultados de pesquisa relevantes quando alguém buscar por estas informações”, diz Aline.
2) Seja onipresente. É importante ter uma forte presença na web. “Idealmente, você deve ter um blog pessoal e uma conta em cada uma das principais plataformas digitais que se encaixem na natureza do seu negócio, como Facebook, Instagram, Twitter, TikTok e LinkedIn”, diz a especialista. “Além disso, também deve ter um canal no YouTube, caso decida criar conteúdo de vídeo”.
3) Invista em postagens envolventes e humanizadas. Criar conteúdo atraente significa adotar uma abordagem criativa para os tipos de atualizações que você compartilha com sua rede. Não tenha medo de falar sobre suas próprias conquistas ou adicionar fatos interessantes sobre sua vida pessoal (por exemplo, viagens e hobbies). Lembre-se: a mídia social é sobre indivíduos em primeiro lugar.
4) Mantenha uma imagem consistente. Ter uma personalidade bem definida é importante. Da mesma forma que uma empresa precisa definir previamente sua missão, visão e valores. Se, por exemplo, um comentarista político decidir mudar radicalmente de partido de repente, sem dúvida, vai perder muitos fãs da noite para o dia. Do mesmo modo, você também deve permanecer coerente com suas ideias e com as formas de apresentá-las. “Isso vai tornar sua pessoa memorável e confiável”, diz Aline. “Além disso, você pode arranhar uma reputação impecável, se um de seus perfis divulgar conteúdos que não correspondam à voz da sua marca”.
5) Seja genuíno. Criar conteúdo autêntico vão ajudar você a estabelecer uma conexão mais profunda com seu público, incentivando a fidelidade à sua marca. “Inclusive postagens que prezam pela originalidade, normalmente, têm maior engajamento. Antes de tudo, as pessoas são seres emocionais. Ao combinar imagens impactantes com legendas autênticas, você certamente se destacará e se tornará uma pessoa memorável”, diz a especialista.
Sobre Aline Bak: Aline Bak é especialista em marketing de influência digital, consultora e estrategista de influência digital e de negócios digitais. Atua há oito anos no mercado de marketing digital e é formada pela FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado-SP), em São Paulo, com especialização no Instituto Europeodi Design (IED) em Barcelona, na Espanha. Aline ajuda a empreendedores e grandes marcas a construírem marcas sólidas nas mídias digitais. Ela ministra palestras e treinamentos e desenvolveu método próprio e exclusivo. Atualmente, tem mais de 300 mentorados, que acompanha, junto com sua equipe. Para saber mais, acesse: https://www.instagram.com/
Informações para a imprensa: Key Press Comunicação
Beatriz Marques Dias / Caroline Fakhouri
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