Cultura Notícias Opinião

A crise da COVID transformou a sociedade em uma torre de Babel

Há algo quase bíblico sobre o caos e a confusão atuais. Ele desafia uma explicação ou narrativa secular por seu imenso escopo. Não há muito tempo, éramos um só povo, mas agora estamos fragmentados em mil pedaços. É difícil de entender.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Essa destruição já demorou muito para acontecer. A polarização crescente se reflete em eleições nacionais cada vez mais intensas. As diferenças políticas e culturais nos dividem cada vez mais – até nas coisas mais diretas e tidas como padrão, como a necessidade de honrar a bandeira e o hino nacional. No entanto, algum discurso público permaneceu. Um verniz de interação social e prosperidade econômica mantinha as coisas funcionando, independentemente da política de cada um.

Agora, esse verniz quase desapareceu. É como se as mentes de muitos estivessem confusas e não pudéssemos mais nos comunicar como antes. O distanciamento social de COVID tornou-se uma imagem material do distanciamento cada vez maior em nossos corações. O discurso assume a forma de maldições e obscenidades gritadas uns com os outros. A raiva substitui a cortesia comum.

Uma cena de gravidade bíblica

A situação atual é uma cena de gravidade bíblica. Lembra a situação daqueles que construíram a Torre de Babel. De fato, perseguimos objetivos perversos e, portanto, perdemos nosso ponto de unidade.

O relato da Torre de Babel em Gênesis fala sobre os filhos de Noé, que eram “todos têm uma língua”. Eles disseram: “Vinde, façamos uma cidade e uma torre, cujo cume alcance o céu.”

E o Senhor viu sua obra e “confundiu sua linguagem, para que não entendessem a linguagem uns dos outros”. Ele ainda “os espalhou daquele lugar por todas as terras, e eles pararam de construir a cidade. E, portanto, o nome dela foi chamado de Babel, porque ali a linguagem de toda a terra foi confundida. ” (Gênesis 11: 1-9).

Uma Civilização Sem Deus

Nossa sociedade se tornou uma Babel gigante e é por meio desse prisma que podemos vir a entender nossa situação.

Criamos uma civilização sem Deus. É uma sociedade de alta tecnologia na qual declaramos que não precisamos de Deus. Produzimos tudo o que precisamos para prosperar. Nossa sociedade hiperorganizada tem tudo sob controle. A lei moral de Deus é rejeitada e desprezada. Cada prazer e paixão desenfreada podem ser satisfeitos em nossa cultura decadente.

A progressão lógica de uma civilização sem Deus é nos declararmos deuses. Podemos projetar nossos próprios corpos e mudar a natureza das coisas. Na verdade, essa ideia de nos tornarmos deuses é a tese de um livro best-seller, “Homo Deus”, no qual o autor Yuval Noah Harari afirma que conquistamos a natureza e agora tentaremos nos transformar em deuses.

Como aqueles em Babel, parecia não haver limites para o que poderíamos realizar em nossa civilização sem Deus. Construímos uma torre para o céu na forma de uma utopia tecnológica onde podemos nos reinventar e transcender nossas contingências mortais.

Confundindo as Mentes 

Digite o coronavírus. Se há algo que caracteriza a resposta à crise, é a confusão em toda a parte. Não há unidade. Acima de tudo, não há sabedoria. Todos discordam uns dos outros sobre tudo conectado ao COVID-19 (até mesmo o nome). Uma confusão generalizada se estende além da divisão conservadora e liberal.

As pessoas não concordam sobre as origens e a natureza do vírus, como é transmitido, prevenido ou tratado. As primeiras normas de bloqueio foram baseadas no  agora comprovado falso  relatório do Imperial College London, que previu o apocalipse. Existem milhares de opiniões diferentes sobre o uso de máscaras ou distanciamento social. Famílias, comunidades e negócios estão divididos.

A mídia espalha notícias falsas. Todo mundo está confuso. Muitos desconfiam das estatísticas e diretrizes do governo e do uso do medo como ferramenta de aplicação de políticas. Discutimos sobre tratamentos.

Dispersão e destruição das pessoas

No pânico do surto, os governos bloqueiam tudo. Os negócios foram fechados e o culto à igreja foi severamente prejudicado ou totalmente proibido. Casas de abortos, lojas de bebidas e dispensários de maconha foram autorizados a continuar como serviços essenciais. COVID é a palavra mágica que abre a caverna de Ali Baba com trilhões de dólares em ajuda econômica e financiamento para projetos de estimação liberais.

A vida familiar e as relações sociais são destruídas, pois os avós não podem visitar os netos, os parentes evitam outros parentes, os vizinhos estão isolados de todos. Os agradáveis ​​contatos pessoais que antes faziam parte de nossas vidas agora são mediados por mídia online e máscaras de pano.

Agora eclodem os protestos raciais, violando todas as normas de saúde, com a aprovação e participação frequente de funcionários que impunham ordens de permanência em casa a terceiros. Motins, saques e destruição de propriedades vieram em seguida.

Ninguém sabe o futuro, pois alguns dizem que a vacina estará pronta em breve, enquanto outros dizem que podemos esperar que isso continue por anos ou que nunca estaremos livres do vírus. A confusão é o novo normal.

A esfera política está cheia de confusão e impasse. A crise está nas mãos de governadores e prefeitos que se arrogaram poderes arbitrários e extraordinários que muitos chamam de ditatoriais. Os estados impõem quarentenas a outros estados. Os prefeitos desafiam os governadores e fazem suas próprias leis COVID. Os policiais (aqui nos Estados Unidos) e as forças de segurança dizem que não cumprirão as ordens da COVID. Os governadores lutam contra o presidente, outros governadores, as legislaturas de seus estados, policiais e prefeitos. Tudo é um caos.

Nossa torre alcançando o céu – uma civilização sem Deus – pode muito bem ser chamada de Babel.

Pare de construir a torre

Tudo isso aconteceu porque nos afastamos de Deus. Nossa civilização sem Deus produziu não apenas uma grande riqueza, mas uma sociedade cheia de pecado, desordem e vícios. Nossas paixões desenfreadas agora clamam pelo fim de todas as restrições. O acúmulo de nossas iniquidades atingiu o ponto de sobrecarregar as estruturas sociais que mantêm a ordem. A crise do coronavírus é apenas um catalisador que está derrubando o sistema. Depois de exilar Deus, o alvo agora é o fim da civilização.

A única maneira de acabar com a confusão é parar de construir a torre. Isso significa rejeitar nossa cultura baseada em uma civilização sem Deus. Em meio ao inferno que criamos, devemos perceber que devemos parar de transgredir a lei de Deus e voltar com resolução singular para Deus e Sua lei moral. Nossas mentes confusas irão então se unir e descansar no Senhor Deus, nosso refúgio e força.

Conforme visto no  CNSNews .