Notícias Religião

Arcebispo da Ucrânia convoca novena para consagração da Rússia ao coração de Maria

REDAÇÃO CENTRAL, 16 mar. 22 / 02:00 pm (ACI).- Líderes católicos ucranianos pediram ao papa Francisco que consagre a Ucrânia e a Rússia ao Imaculado Coração de Maria e lidere uma novena de preparação para o evento, que ocorrerá no dia 25 de março.

Estamos muito felizes pelo fato de o Santo Padre ter respondido positivamente ao pedido dos bispos da Igreja Católica Latina, de todos os seus sacerdotes e de todo o seu povo”, disse o arcebispo Mieczysław Mokrzycki de Lvov, Ucrânia, à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, ontem (15).

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Para esta cerimônia queremos preparar nosso povo com uma novena que começará no dia 17 de março”, acrescentou. “Convocamos todos os cristãos na Ucrânia a se juntarem a esta novena e ficaríamos muito gratos se toda a Igreja ao redor do mundo se unisse a nós em oração por essa intenção”.

Na entrevista, Mokrzycki foi cuidadoso ao falar da controvérsia de décadas sobre a validade da consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria pelo Papa João Paulo II em 1987. A consagração da Rússia foi pedida por Nossa Senhora a Lúcia em suas aparições em Fátima, Portugal, poucos meses antes da Revolução Russa de 1917 que instaurou o comunismo no país.  Mokrzycki disse acreditar que foi feito corretamente, mas que seria benéfico repetir para garantir a paz novamente.

A assessoria de imprensa da Santa Sé anunciou em 15 de março que o papa planeja consagrar a Rússia e a Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria em 25 de março às 17h (13h no horário de Brasília) na Praça de São Pedro no Vaticano.

Nesta dolorosa e difícil situação de guerra, continuamos a rezar, celebrar a Santa Missa, adorar o Santíssimo Sacramento, jejuar e oferecer nossos sofrimentos pedindo a misericórdia de Deus. O mundo inteiro se juntou a nós nisso, mas vemos que a guerra continua”, disse Mokrzyck à CNA em entrevista por telefone, falando em italiano.

Assim, recordamos Nossa Senhora de Fátima, que em 1917 disse que o fim da guerra chegaria se o Santo Padre e os bispos consagrassem a Rússia ao seu Imaculado Coração, oferecessem os primeiros sábados de cada mês e rezassem o Santo Rosário. Por isso, pedimos ao Santo Padre que atendesse a esse pedido mais uma vez”, explicou.

Este era o nosso desejo, esta era a voz de todo o povo ucraniano”, disse Mokrzyck em outra entrevista, à Rádio Santa Rita. “Nós, como bispos de rito latino, em nossa conferência episcopal, procuramos o Santo Padre, dirigimos a ele uma carta com este grito porque ainda temos a esperança de que esta guerra termine em breve”.

Graças à visita do Cardeal (Konrad) Krajewski, esmoleiro pontifício, pudemos repetir a ele, quando nos visitava, este apelo. Insistimos para que ele transmitisse este pedido”, continuou o arcebispo. “Por isso, nos alegramos quando ouvimos essas boas notícias depois que ele voltou para a Itália.” Krajewski foi um dos dois enviados do papa à Ucrânia na semana passada.

No dia 25 de março, Solenidade da Anunciação, ao mesmo tempo em que o Papa Francisco conduzirá a cerimônia de consagração em Roma, Krajewski fará o mesmo ato em Fátima, disse a Santa Sé.

Acreditamos que este ato será ouvido por Nossa Senhora e ela intercederá diante de Deus pela paz na Ucrânia”, disse Mokrzycki à CNA.

Alguém me dizia que o Papa João Paulo II já havia confiado a Rússia e o mundo inteiro ao Imaculado Coração de Maria, e isso é verdade”, continuou. “Mas Nossa Senhora de Fátima em 1917 disse que a consagração seria seguida de um tempo de paz. Esse tempo de paz acabou agora, então precisamos repetir o ato de consagração da Rússia e da Ucrânia”.

Todos os bispos católicos da Ucrânia, tanto de rito latino como gregos-católicos, se unirão ao Santo Padre neste ato de consagração, celebrando-o ao mesmo tempo em nossas catedrais e igrejas. E estamos esperançosos de que muitos de nossos irmãos bispos em todo o mundo se juntarão a nós”, disse o arcebispo.