Comportamento Notícias Saúde

Estudo revela que uma em cada duas pessoas não dorme bem e sente o impacto negativo durante o dia

Levantamento da Emma – The Sleep Company com 3.000 pessoas entre 18 e 65 anos mostra, ainda, que 75% dos entrevistados não possuem hábitos que antecedam o momento de ir para a cama, o que impacta negativamente o sono

Pesquisa elaborada pela Emma – The Sleep Company, em comemoração ao Dia Mundial do Sono, revela que apenas 47% dos entrevistados classificam o sono como bom ou ótimo, o que significa que mais da metade da população precisa de ajuda para dormir. O estudo, realizado na Alemanha, França e Reino Unido, ouviu mais de 3 mil pessoas entre 18 e 65 anos e tem como objetivo entender melhor os hábitos e problemas de sono em uma tentativa de despertar a população sobre a importância do sono e o impacto que ele tem no cotidiano. Entre as principais descobertas estão o fato de que 37% dos entrevistados admitem que têm muita dificuldade para dormir, 52% confessam que quando finalmente conseguem dormir, frequentemente acordam durante a noite e 51% admitem que a ansiedade está afetando o sono.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

O sono é de vital importância para a saúde e bem-estar, assim como uma boa alimentação e atividade física. E isso pode ser visto nos resultados do estudo do sono promovido pela Emma, que também analisou a forma como o cotidiano é afetado pelo sono ruim. Um terço (32%) dos entrevistados concordou que suas vidas diárias foram impactadas por seus padrões de sono, com um em cada cinco (18%) sendo incapaz de realizar suas tarefas normalmente após apenas algumas horas de sono.

Surpreendentemente, mais da metade (55%) dos entrevistados admitiu se sentir sonolento ao menos uma vez por semana ao completar tarefas diárias. E não é apenas a capacidade de realizar tarefas que é afetada, a resiliência emocional também sofre com isso. Um quarto das pessoas (24%) se sente menos no controle de suas emoções após uma noite sem dormir, além de se sentir menos capaz de fazer escolhas racionais (26%). Outro dado revelado é o de que 18% dos entrevistados admitiram sentir ansiedade após uma noite sem dormir, o que poderia contribuir para o quadro de ansiedade que as pessoas admitiram estar afetando seu sono.

Com os resultados da pesquisa, é possível começar a entender mais sobre os hábitos de dormir da população. Por exemplo, 75% dos entrevistados admitiram que não possuem rituais na hora de dormir, mesmo isso sendo fundamental para criar uma rotina que sinalize ao corpo que é hora de dormir. Outro dado preocupante é que metade das pessoas que afirmaram ter algum tipo de ritual de sono passam parte do tempo mexendo no celular e ou vendo TV enquanto estão na cama. E embora seja amplamente divulgado que utilizar o quarto apenas para dormir e sexo pode contribuir para um sono melhor, inesperadamente 60% dos pesquisados reconheceram que seu quarto não poderia ser considerado um santuário e 33% confessaram que fazem outras coisas na cama, como estudar ou comer.

A neurocientista e Chefe de Pesquisa do Sono da Emma – The Sleep Company, dra. Verena Senn, explica que negligenciar nossas rotinas de sono e continuar com maus hábitos de sono pode ser prejudicial à nossa saúde. “O sono desempenha um papel vital para nos manter em forma e saudáveis. Quando se tem um sono de boa qualidade a cada noite, a pessoa tende a acordar sendo a melhor versão de si mesma, tendo dado à sua mente e corpo o tempo necessário para recarregar e, então, acordar se sentindo revigorada”.

A especialista explica que dormir melhor – idealmente de 7 a 9 horas por noite – é como recarregar uma bateria. Quando a bateria está totalmente carregada, ela tem a energia positiva necessária para executar tarefas no seu melhor estágio. O mesmo acontece com seres humanos, quando estamos totalmente descansados e recarregados, temos a energia positiva e motivação para ter um bom desempenho em todas as áreas da vida.

Seja em nossa vida profissional, nos relacionamentos, para a confiança ou saúde mental, o impacto positivo que uma boa noite de sono tem é de longo alcance. Por exemplo, um bom descanso pode estar ligado ao sucesso profissional e riqueza, com salários mais altos atrelados à qualidade do sono. Pode, inclusive, ajudar os alunos a melhorar suas notas em até 20% e ainda aumentar o desejo sexual, com mulheres sendo 14% mais propensas a se envolverem em atividade sexual no dia seguinte para cada hora adicional de sono. Dormir bem é realmente transformador”, conclui.

Sobre a Emma – The Sleep Company (Emma Sleep GmbH):

Emma – The Sleep Company é a marca líder mundial de sono D2C (direct to consumer). Fundada em 2013 pelo Dr. Dennis Schmoltzi e Manuel Mueller na Alemanha, a empresa está presente em mais de 30 países e alcançou um faturamento de 645 milhões de euros (733 milhões de dólares) em 2021, uma taxa de crescimento de 59% em relação ao ano anterior. Os produtos Emma® são vendidos por meio de uma abordagem omnichannel, incluindo D2C/online, marketplaces e mais de 3.500 lojas físicas. Emma colabora com sucesso com mais de 200 varejistas. Os mais de 850 colaboradores da Emma atuam em diferentes países pelo mundo, com escritórios em Frankfurt (Alemanha), Manila (Filipinas), Lisboa (Portugal), Cidade do México (México) e Xangai (China).

Para mais informações sobre a Emma – The Sleep Company, visite team.emma-sleep.com/press 

Mais informações:

Néctar Comunicação Corporativa / Assessoria de Imprensa da Emma – The Sleep Company

(11) 5053-5110 / emmacolchoes@nectarc.com.br

Elena Oliveira – (11) 98812-1396 – elena.oliveira@nectarc.com.br

Laís Cavassana – (11) 9 8902-9701 – lais.cavassana@nectarc.com.br

Marcelo Couto – 11 98822-7647 – marcelo.couto@nectarc.com.br   

Renata Justi – (11) 99164-2113 – renata.justi@nectarc.com.br  


Néctar Comunicação
Marcelo Couto