Notícias

Dia do Cinema Brasileiro: 14 livros nacionais que deveriam virar filmes

Confira a seleção especial de lançamentos que os leitores certamente adorariam ver nas telas

Comemorado em 19 de junho, o Dia do Cinema Brasileiro foi instituído para homenagear a captação das primeiras imagens em movimento no país. A data permanece importante para relembrar e valorizar as produções cinematográficas que nem sempre recebem o devido reconhecimento, mesmo narrando histórias inesquecíveis.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Por este motivo, preparamos uma lista de obras brasileiras com enredos tão fascinantes que poderiam ir parar nas telonas do cinema ou nas telinhas das plataformas de streaming. De romances a distopias, de universos paralelos aos cenários tipicamente brasileiros, confira 14 títulos nacionais que deveriam virar filmes e séries.

Um de Nós Foi Feliz

No cemitério de Marburg, em um dia frio de inverno, uma mulher está em frente a uma lápide, acompanhada apenas por uma desconhecida e uma sombra que a persegue há muitos anos. Ela decidiu viajar até a Alemanha unicamente para visitar esse túmulo, que guarda os restos do homem que sempre lhe fora um mistério: seu pai. Essas três figuras – a desconhecida, a sombra e o pai –, são as respostas para um ciclo de infelicidade causado por um passado doloroso na época da Alemanha Nazista.

(Autor: Paulo Stucchi | Maquinaria Editorial | Onde encontrar: Amazon)

David Goffman e a Travessia Infernal

Por séculos, os demônios vêm instigando o lado mais obscuro da humanidade com um jogo tão tentador quanto perigoso. Uma vez por ano, um humano predestinado a embarcar para o Inferno quando morto é selecionado por Satanás, o imperador das trevas, para lutar contra o seu destino. Inspirado no clássico “A Divina Comédia”, o escritor Gabriel Ract reimagina nesta obra os cenários e batalhas do inferno.

(Autor: Gabriel Ract | Editora Labrador | Onde encontrar: Amazon)

Pulp à Brasiliana

Sabrina Barlavento é famosa e premiada no circuito literário, mas segue assombrada por uma crítica negativa a respeito de seu trabalho. Desesperada para encontrar uma boa história, ela aceita a proposta inusitada e até mesmo perigosa de Rafael Perso, um vigarista envolvido com o narcotráfico, para se aventurar em um cemitério nazista abandonado. Uma pitada de romance e uma boa dose de aventura deixam a história ainda mais instigante.

(Autor: Yvis Tomazini | Lura Editorial | Onde encontrar: Amazon)

A Ilha e o Espelho

Mandado para Cambridge a trabalho, um brasileiro é convidado para se juntar a um eclético grupo, capitaneado por um fotógrafo correspondente de guerra com o qual guarda surpreendente semelhança física. Paralelamente aos dilemas, às aventuras e ao triângulo amoroso que consomem o protagonista, a atmosfera de sabedoria da cidade é perturbada por atos de violência noturna, cuja autoria é um mistério.

(Autor: Fausto Panicacci | Maquinaria Editorial | Onde encontrar: Amazon)

Se Pudesse Contar as Estrelas

Dica de leitura para os fãs de Peter Pan, que aguardam ansiosos o live-action! A protagonista Alison acorda de um afogamento, sem saber quem é ou o que aconteceu. Ao ser resgatada por um grupo de crianças, descobre que está na Terra do Nunca, lar dos que nunca nasceram. O livro de Becca Mackenzie apresenta um universo alternativo para as almas perdidas e trata sobre vida, dor, luto e segundas chances.

(Autora: Becca Mackenzie | Onde encontrar: Amazon )

Nosso Lugar entre Cometas

A série de livros Cometas da Galáxia é o único ponto em comum entre uma menina destemida, um garoto inseguro e uma jovem fugindo de si mesma. Ao menos, é o que Lorena, Gabriel e Stefana pensavam, até que a criadora da série vem pela primeira vez ao Brasil para o maior evento literário do país. Só que nem o plano mais mirabolante para encontrá-la vai funcionar enquanto cada um não vencer os próprios desafios. No fim das contas, o que está em jogo é a mudança mais significativa que poderia acontecer em 24 horas: a coragem de entender quem somos e do que gostamos.

(Autora: Fernanda Nia | Plataforma21 | Onde encontrar: Amazon)

Cartas para Anna – Crônicas de um amor que não deu certo

Nesta obra o escritor e roteirista Léo Luz reúne cartas, bilhetes e e-mails que escreveu para sua antiga namorada, Anna, durante e após o fim do relacionamento. Intensos, explosivos, sem censura e com uma pitada de sofrimento, os textos narram a história real do casal.  O autor compartilha a própria experiência de como superou a ex para inspirar quem lê, principalmente aqueles que estão de coração partido.

(Autor: Léo Luz | Onde encontrar: Amazon)

Da Fossa à Bossa

Aos 17 anos, Maria Júlia não se encaixa em seu próprio tempo. Ao folhear um velho álbum da avó, ela se apaixona pela fotografia de Carlos André. É esta imagem que muda de vez o seu destino, levando-a para uma viagem inimaginável para 1959. Maria Júlia viverá uma experiência intensa e inesquecível em seus sonhados Anos Dourados, regada a muita “bossa nova” e “rock and roll”. Mas a menina vai ter que escolher entre o verdadeiro amor e a chance de uma vida com propósito. O que vai falar mais alto: a paixão ou a oportunidade de fazer a diferença no mundo?

(Autora: Gisele Fortes | Onde encontrar: Amazon)

Subterrâneo: Revelação

Neste que é o segundo livro da saga “Subterrâneo”, a protagonista, Carolina, terá de se adaptar à nova realidade do mundo. No primeiro livro, Ascensão, a civilização foi forçada a viver no subsolo, pois o ar tóxico causado pela poluição tornou a superfície inabitável. Na continuação, Carol retorna e descobre que a Terra voltou a ser um lugar habitável e as pessoas que ali chegaram criaram uma comunidade mais acolhedora e tolerante.

(Autora: Anne C. Beker | Onde encontrar: Amazon)

A Travessia dos Sempre Vivos

Em “A travessia dos sempre vivos”, a autora se inspira na história do seu bisavô, um padre espanhol, personagem rebelde e iluminado, que viveu em uma cidadezinha do Pantanal (Nossa Senhora do Livramento) e se apaixonou por uma mulher negra do Quilombo de Mata Cavalo, enfrentando uma sociedade tradicional e preconceituosa. A narrativa é permeada pelo fantástico e sobrenatural.

(Tereza Albues | Entrelinhas Editora | Onde encontrar: Amazon)

O Fio Que Nos Une

Após perder o noivo em um acidente, Letícia se fecha para o mundo, desacreditando no amor com a certeza de que seu coração nunca mais poderá se recuperar. Até que, um dia, sua grande amiga Marina a leva para um festival no bairro japonês da cidade, e Letícia acaba fazendo um pedido no santuário local. É quando coisas misteriosas começam a acontecer e nossa protagonista se vê numa missão um tanto inesperada: juntar as almas gêmeas conectadas pelo misterioso fio vermelho do destino.

(Deborah Strougo | VR Editora | Onde encontrar: Amazon)

As Últimas Memórias de um Morto-vivo

E se os mortos-vivos fossem capazes de pensar? Nessa história, o protagonista recém morto-vivo narra seu cotidiano no apocalipse, apresentando o leitor a um diferente ponto de vista sobre o tema, sempre trazido pelo olhar dos seres humanos vivos. A trama conduz o leitor por situações absurdas e as narrações incríveis de Joe, o morto-vivo que precisa lidar com os problemas do dia a dia enquanto controla o desejo por sangue.

(Diego Rates | Editora Viseu | Onde encontrar: Amazon)

O Canto do Cisne

Linda, jovem e rica, Grace foi assassinada nos anos de 1990, mas o mistério da morte nunca foi solucionado. Passados 27 anos, a história se mistura com as investigações de outro crime brutal. Desta vez, a jovem Thalita Medeiros é asfixiada no Parque Barigui, em Curitiba. Quem investiga a morte da garota para encontrar o verdadeiro assassino é o advogado Alexandre Lobo Neto, filho de Grace. O objetivo dele é inocentar Hugo, preso injustamente pela morte de Thalita há dois anos.

(Autora: Marisol F. | Artêra Editorial | Onde encontrar: Amazon)

Projeto AXO

Originalmente pensado como roteiro audiovisual, o romance de estreia do escritor Tadeu Fernandes conta a história de Thiago, que misteriosamente recebe um pedido para ajudar Helena e Gustavo a se libertarem da Neph Tec., empresa que mantém os irmãos como cobaias. Mas Thiago não recebe o pedido de forma comum, recebe em sua mente. Rapidamente, os personagens entram de cabeça em uma outra realidade que sequer cogitaram existir.

(Autor Tadeu Fernandes | Onde encontrar: Amazon)

Dielin da Silva