Belezas de Alfredo Wagner/SC Notícias

Escalador de Blumenau alcança pico intocado de Santa Catarina em Alfredo Wagner

A equipe de Bebeto escalou os “Soldados de Sebold”, em Alfredo Wagner

Conceitualmente o montanhismo é uma prática esportiva e de lazer que se caracteriza pela ascensão de montanhas e elevações rochosas, por meio de caminhadas ou escaladas, com diferentes graus de dificuldade e tempo de duração. 

A atividade possui toda uma cultura que envolve clubes e associações, nacionais e internacionais, que prezam pela conduta ética e utilização de técnicas apropriadas durante a realização das explorações.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Na cultura de montanha a palavra “conquista” é diretamente ligada ao ineditismo, isto é, consiste em abrir uma nova trilha/via de escalada ou alcançar o cume de alguma montanha ainda virgem, e aqui no Vale do Itajaí temos um especialista no assunto que acaba de somar mais um feito ao seu currículo.

Escalador de Blumenau alcança pico intocado de Santa Catarina
Os Soldados de Sebold vistos da estrada de acesso. (Foto: Carlos Klug / Portal Misturebas)

O blumenauense Carlos Roberto de Souza (Bebeto como é conhecido pelos escaladores) iniciou no montanhismo na pedreira do Boa Vista, em Blumenau mesmo, nos idos de 1990. Desde então, viajou por diversos cantos do Brasil e outros países sul americanos repetindo vias e conquistando novas paredes. 

Na última semana Bebeto liderou uma empreitada com outros dois escaladores, Henrique Krueger e Rodrigo Vaz, objetivando alcançar um cume ainda intocado: uma das torres que compõe a formação denominada “Soldados de Sebold”, localizada em Alfredo Wagner  e um dos principais destinos catarinenses de campistas e aventureiros.

Foram três dias de investidas na parede de rocha, escalando e “varando mato”, para vencer os cerca de 100 metros verticais e conquistar a via batizada de “Recruta Zero”.

Tentamos utilizar o mínimo de proteções fixas (chapeletas parafusadas na rocha), priorizando peças que se encaixam em fendas e outras falhas e podemos remover após a escalada, tornando a relação com a montanha mais pura e justa”, conta Bebeto.

Primeiro desafio

Escalador de Blumenau alcança pico intocado de Santa Catarina
O Pico do Sebold é um destino preferido de alpinistas e campistas. (Foto: Divulgação / Portal Misturebas)

E essa não foi a primeira empreitada de Bebeto na região. No ano passado ele e outros dois escaladores (José Satiro e Fábio Dias) abriram uma nova via na primeira torre dos Soldados de Sebold, que foi batizada de “Resgate de Sebold”, pois foi apenas a segunda escalada realizada neste monumento natural, cerca de 8 anos após a primeira conquista.

No fim das contas, não é sobre ser melhor que o outro, fazer a escalada mais difícil ou ter mais vias no currículo. A gente vai pra esses lugares pra curtir a aventura e compartilhar boas histórias com os amigos de rocha”, finaliza Bebeto.

Escalador de Blumenau alcança pico intocado de Santa Catarina
O traçado da via “Recruta Zero”. (Foto: Carlos Klug / Portal Misturebas)

Pra quem ficou curioso, o Bebeto é guia e instrutor de escalada certificado e pode te levar para viver uma experiência na rocha, basta procura-lo no instagram @inspiresemontanhismo .   

Fernando Rhenius

Por Fernando Rhenius