Educação Notícias

FORTALECIMENTO E IMPACTO DA EXPANSÃO DA OTAN

Gunther Rudzit é professor de Relações Internacionais da ESPM, especialista em segurança nacional e internacional. Foi assessor do Ministro da Defesa.

O anúncio sobre a aceitação da entrada de Finlândia e Suécia na OTAN, Organização do Tratado do Atlântico Norte, por parte do presidente turco Recep Tayyip Erdoganl, pegou praticamente todos de surpresa. Segundo Gunther Rudzit, professor de Relações Internacionais da ESPM e especialista em segurança nacional e internacional, havia a percepção de que ele tentaria manter o tema em suspenso até o próximo ano, quando disputará a reeleição, e usaria o assunto como tema de campanha na linha nacionalista que segue.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Para o professor, a OTAN sai mais fortalecida deste encontro, não só por ter uma nova diretriz estratégica, como mostrar unidade e poder contar com dois novos membros importantes. O resultado disto é uma mudança no quadro estratégico convencional na Europa. “Primeiro pela adição conjuntamente de 203 caças, 1041 peças de artilharia, 853 tanques e 248 mil reservistas. Este é um conjunto de capacidades que a Rússia não tem como responder rapidamente. Ou até mesmo no médio prazo”, diz.

Estas capacidades estão no flanco norte russo, ou seja, a aproximadamente 240km de São Petersburgo, e do Distrito Militar Norte. Este por concentrar a Frota Norte baseada na cidade de Musrmansk, e toda a atividade militar russa no Ártico. Diante das perdas e perspectivas de uma guerra que demorará para acabar, a Rússia dificilmente conseguirá rapidamente se adequar a este novo quadro.

Sobre a ESPM

A ESPM Escola Superior de Propaganda e Marketing, instituição com nota máxima no MEC e excelência de estudo internacional, é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração e Economia Criativa. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em cinco campi – dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.


Nova PR

William Lara