Sociedade

ABREE realiza coleta agendada de eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo na cidade de Florianópolis

Serviço gratuito na capital de Santa Catarina facilita o descarte adequado pela população e ajuda o meio ambiente

De acordo com o estudo The Global E-Waste Monitor, realizado pela ONU, foram gerados 53,6 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos em todo o mundo em 2019, e apenas 17,4% foram coletados e reciclados. O relatório também prevê que a quantidade desses resíduos atingirá 74 milhões de toneladas até 2030. Pensando em facilitar o descarte ambientalmente correto, ajudando o meio ambiente e a saúde pública, a ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos – faz diversas parcerias para viabilizar o recebimento de mais produtos no final da vida útil e realizar o descarte adequado. A Prefeitura de Florianópolis (SC) é um dos parceiros da entidade e contabiliza cinco pontos de recebimento na cidade catarinense.  

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

A ABREE, em parceria com a Prefeitura, disponibiliza o serviço gratuito de coleta agendada para os resíduos eletroeletrônicos volumosos. Os agendamentos podem ser solicitados de segunda a sexta das 8h às 17h via WhatsApp, pelo telefone (48) 3271 6833 ou pelo e-mail volumosos.smma@pmf.sc.gov.br – quando solicitado pelo e-mail é necessário mencionar o nome do bairro no assunto.  

A solicitação deve conter os seguintes dados como: nome completo, endereço com CEP, CPF, telefone para contato, e-mail (opcional), fotos dos resíduos, descrição e quantidade. Segundo a Prefeitura de Florianópolis, apenas no ano de 2021, foram 2.665 de atendimentos porta a porta realizados entre maio e dezembro, totalizando 352 toneladas recolhidas, um avanço relevante para logística reversa na cidade. 

Já para produtos de pequeno porte é possível encontrar o ponto de recebimento mais próximo da residência, basta digitar o CEP e o produto a ser descartado para obter os endereços em https://abree.org.br/pontos-de-recebimento. O site também possui a lista completa dos tipos de produtos que podem ser reciclados como batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água, televisão e muitos outros. 

Vale ressaltar ainda que a maioria desses produtos é descartada sem cuidado ambiental e em qualquer lugar. Segundo um estudo mundial feito pelo UNEP – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – a quantidade total de matérias-primas descartadas sem cuidados e sem consciência do valor desses materiais no ano passado, chegou a US$ 57 bilhões.  

Como entidade gestora, a ABREE é responsável por organizar e gerenciar a implantação do sistema coletivo de logística reversa de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos.  Para isso, possui serviços habilitados e licenciados na área de transporte e armazenamento até a destinação final ambientalmente adequada. 

Com isso, a logística reversa impede o descarte inadequado em aterros sanitários, evitando a poluição do solo e das águas, gera empregos para a população e contribui para a redução no consumo de recursos renováveis. O consumidor, quando tem esses cuidados, faz o seu papel para contribuir com a preservação do meio ambiente. Além disso, ninguém quer ficar ocupando a casa com produtos que já não servem mais. 

Abaixo os endereços dos pontos de recebimento: 

  • Ecoponto: Rodovia Admar Gonzaga,72 – Itacorubi – 88034-000 – Florianópolis/SC 
  • Ecoponto: Rua Francisco Vieira,198 – Morro Da Pedras – 88066-010 – Florianópolis/SC 
  • Ecoponto: Rua Desembargador Maurilio Coimbra,1040 – Canasvieira – 88054-080 – Florianópolis/SC 
  • Ecoponto: Rua Professor Egídio Ferreira,1751 – Capoeiras – 88090-500 – Florianópolis/SC 
  • Ecoponto: Rua Professor Joaquim Nabuco,2498 – Capoeiras – 88090-550 – Florianópolis/SC 

Sing Comunicação
Marina Dias – Sing Comunicação de Resultados