Economia Trabalho

Conheça os 7 mitos que cercam a área de compras e os compradores profissionais

A cada dia, a área de compras se torna um setor mais importante e estratégico dentro das empresas, devido sua complexidade e importância na geração de resultados. Mas, embora a área esteja ganhando protagonismo, ainda existem alguns mitos relacionados ao departamento, que atrapalham a velocidade da sua evolução.

Acreditar que a tecnologia é inimiga dos profissionais, por exemplo, é um deles. Pensando nisso, o Mercado Eletrônico, líder em e-commerce B2B na América Latina, listou 7 mitos que cercam a área de compras e os compradores, e que devem ser deixados de lado para sempre:

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1. Profissionais de compras não precisam se manter atualizados sobre os acontecimentos no mundo 

É importante estar atento ao que ocorre, por exemplo, na política e na economia e analisar cenários internacionais que podem impactar nas tomadas de decisão, como a alta do dólar e o congestionamento nos portos. Atualmente, o conflito entre Rússia e Ucrânia e o aumento de lockdowns na China têm afetado as cadeias de suprimentos globais, levando empresas a repensarem seus modelos de negócios.

2. Achar que diversificar a base de fornecedores não é tão importante 

O dinamismo do mercado e os cenários incertos exigem que a área de compras busque alternativas de fornecimento constantemente. Por isso, ter um portfólio amplo de parceiros diminui os riscos de não abastecimento e de manter as operações funcionando normalmente.

Além disso, aumenta a possibilidade de conquistar inovação e as melhores negociações.

3. A automatização dos processos de compras não é uma prioridade para as empresas 

Para atuar com mais inteligência e estratégia, os compradores precisam ser liberados das atividades operacionais e descentralizadas, e a tecnologia tem total responsabilidade nesse processo.

Além disso, ao digitalizar a área, os compradores têm mais tempo para se dedicar à inovação, um fator indispensável para empresas se manterem competitivas no acirrado mercado atual.

4. A digitalização da área de compras substitui o trabalho dos compradores 

Este, provavelmente, é um dos maiores mitos da área de compras. A pandemia, desafio mais recente, ressignificou os formatos de trabalho, com equipes de compras trabalhando à distância, e acelerou o processo de digitalização do departamento. 

Isto mostrou a importância de ter uma solução que centraliza todas as informações em um único ambiente online, permitindo que todos tenham acesso aos dados em tempo real.

Além disso, a transformação digital apenas potencializou a missão principal do comprador do futuro: ser estratégico para tomar decisões de interesse para toda a companhia.

5. Acreditar que tomar decisões baseadas em dados não é necessário 

Cada vez mais os compradores precisam não apenas coletar, mas saber analisar de forma estratégica os dados gerados pela área.

Por meio de soluções digitais, o profissional de compras tem acesso a relatórios e KPIs e, ao acompanhar e medir o desempenho de todas as ações do departamento, pode tomar decisões baseadas em fatos e não em suposições.

6. Não considerar os critérios de ESG nos processos de compras 

As empresas precisam ser cada vez mais sustentáveis e a área de compras tem papel fundamental neste processo. Afinal, a escolha da matéria-prima e dos fornecedores tem total impacto no produto que será utilizado pelo consumidor final.

Sendo assim, ter olhar atento à cadeia de fornecimento, parceiros de negócios e terceiros é uma urgência para áreas e empresas que querem tirar do papel todas as ações relacionadas ao ESG.

7. Ter foco nas habilidades técnicas e esquecer das comportamentais 

Na área de compras corporativas, as soft skills (habilidades comportamentais) são as competências mais requisitadas dos compradores atualmente, principalmente para o líder de compras, que precisa tomar decisões estratégicas constantemente. 

Criatividade, inteligência emocional, mindset de crescimento e liderança humanizada são alguns exemplos de skills que os profissionais do futuro precisam desenvolver para ter sucesso na área.

Tecnologia é grande aliada da rotina dos compradores

Ter acesso a soluções digitais de compras ajudam compradores a atuar com estratégia e mais alinhados aos objetivos das empresas. Há 28 anos, o Mercado Eletrônico desenvolve comunidades de compradores e fornecedores por meio de uma combinação poderosa de tecnologia e serviços. Transações comerciais entre empresas são realizadas em um ambiente seguro e online, permitindo que os profissionais atuem a qualquer hora, lugar e dispositivo. 

Sobre o Mercado Eletrônico

O Mercado Eletrônico é líder na América Latina em soluções de e-commerce B2B. Suas tecnologias e serviços para as áreas de compras ajudam empresas a conquistarem mais economia, agilidade, compliance e colaboração. Com escritórios no Brasil, México, EUA e Portugal, contabiliza mais de 1 milhão de fornecedores, 10 mil compradores e transaciona um valor acima de R$ 150 bilhões em negócios. É a única empresa latino-americana a fazer parte do Quadrante Mágico P2P do Gartner em 2020 e 2021. O ME é GPTW Mulher 2020 e 2021 e está na lista das melhores empresas para trabalhar, nos rankings Brasil e TI do Great Place to Work, nas edições 2018, 2019, 2020 e 2021. É também um dos vencedores de 2019 do Guia Você S/A – As 150 Melhores Empresas para Trabalhar e Lugares Incríveis para Trabalhar 2020 e 2021.

Para mais informações, acesse me.com.br.

Informações para a imprensa
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Pollyana Reyes Silva – pollyana.silva@rpmacomunicacao.com.br


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