Análise Política Notícias

Treinamento conjunto entre China e Rússia faz parte de cooperação e fortalecimento das relações entre os países

Gunther Rudzit é professor de Relações Internacionais da ESPM, especialista em segurança nacional e internacional. Foi assessor do Ministro da Defesa.

O envio de tropas do governo chinês para um treinamento conjunto com a Rússia não deve alarmar, pois faz parte da cooperação militar existente entre os dois países há alguns anos, é o que afirma o professor de Relações Internacionais da ESPM e especialista em segurança nacional e internacional, Gunther Rudzit. 

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

O exercício militar Vostok 2022 (Leste 22), teve sua última versão em 2018. Além das tropas chinesas também estarão presentes os militares da Índia, Bielorrússia, Mongólia e Tajiquistão. Os treinamentos militares indicam a dualidade indiana, pois sua marinha tem participado do grupo chamado de Quad, juntamente com os Estados Unidos, Austrália e Japão, considerados adversários chineses. 

O mais importante não é o exercício militar em si, uma vez que as unidades militares da marinha e da força aérea da Rússia e China vêm fazendo outros exercícios conjuntos ao longo dos últimos anos, inclusive este ano. Mas, a mensagem que Moscou quer enviar é que não está com suas forças militares “atoladas” na Ucrânia, a tal ponto de poder fazer um exercício estratégico como este neste momento.  segunda mensagem é que os dois países continuarão unidos diante da pressão ocidental sobre os dois governos”, explica Rudzi. 

O especialista avalia que resta agora esperar o Vostok acontecer para se ter uma ideia de quais unidades serão realmente empregadas e quais capacidades tentarão demonstrar, já que a Rússia falhou em derrotar rapidamente a Ucrânia. 

Gunther Rudzit é professor de Relações Internacionais da ESPM, especialista em segurança nacional e internacional. Foi assessor do Ministro da Defesa. 

Sobre a ESPM

A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração e Economia Criativa. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em cinco campi – dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.


Nova PR
William Lara