Educação Notícias

Municípios da Grande Florianópolis passam a integrar as ações do Gente Catarina

Municípios da Grande Florianópolis também vão receber ações do Programa Gente Catarina. O lançamento ocorreu nesta quarta-feira, 24, em reunião com a participação de representantes de Angelina, Anitápolis, Canelinha, Leoberto Leal e Major Gercino, na sede da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis. O lançamento é o primeiro passo para a implementação das ações do Programa, que visa monitorar os indicadores socioeconômicos dos 61 municípios com baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) em Santa Catarina, propondo ações para melhoria e desenvolvimento com foco nos territórios. 

De acordo com Iraci Batista, da Subcoordenação de Apoio Institucional  da Diretoria de Atenção Primária à Saúde, as ações transversais entre saúde, educação e assistência social partem do diagnóstico dos territórios nessas três áreas, e posterior construção de planos de ação  nos municípios, levando em conta as potencialidades e fragilidades mapeadas pelos próprios gestores locais. 

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Nós sabemos que para acompanhar os indicadores de evasão escolar, violação de direitos e assistência à saúde é necessário construir e fortalecer essa rede com o olhar para os territórios. Vemos, portanto, o estado e os municípios como co-responsáveis, identificando e trabalhando as potencialidades e fragilidades dos municípios, sendo uma das responsabilidades do estado qualificar os serviços e destinar recursos para  a Atenção Primária à Saúde (APS)” afirmou Iraci.

Além disso, uma das estratégias prioritárias é o fortalecimento da APS local, que tem como foco a redução da mortalidade materna, infantil e precoce, qualificando o processo de trabalho das equipes; por exemplo, implantando a notificação dos óbitos prematuros em até 48 horas, investindo na melhoria das estruturas das Unidades Básicas de Saúde para garantir o acesso com qualidade às pessoas no território.


Assessoria de Imprensa Gente Catarina:
Morgani Guzzo