Análise Política Notícias

Debate entre presidenciáveis tem “Corrupção” como o tema mais comentado no Twitter

O debate entre candidatos à Presidência, realizado em 24 de setembro (sábado) no início da noite por CNN, SBT, Estadão/Rádio Eldorado, Veja, Terra e rádio NovaBrasilFM, movimentou a conversa no Twitter. Estiveram presentes ao evento os candidatos (em ordem alfabética): Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Luiz Felipe D’Avila (Novo), Padre Kelmon (PTB), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil). 

No dia 24 de setembro, das 18h15 (início do debate) à meia-noite, os temas macro mais comentados pelas pessoas no Twitter foram: Corrupção, Direitos humanos, Educação, Economia e Violência. O intervalo analisado inclui as conversas que continuaram acontecendo após o evento, que se encerrou às 20h30. 

Em relação a assuntos mais específicos, a “estreia” do candidato Padre Kelmon teve  repercussão. O fato de essa ter sido a primeira vez em que ele participou de um debate nessas eleições despertou a curiosidade de pessoas na plataforma. Da mesma forma, a ausência do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao evento também gerou bastante conversa no Twitter. 

Além disso, houve muitos comentários sobre “direito de resposta”: de maneira geral, a quantidade de direitos de resposta pedidos e concedidos chamou a atenção das pessoas no Twitter. Por fim, como no debate anterior, foram vistas na plataforma reclamações sobre a pouca abordagem de propostas concretas dos candidatos aos temas trazidos para discussão. 

Também das 18h15 à meia-noite, os emojis mais usados pelas pessoas nos Tweets sobre eleições foram 

O debate também foi transmitido ao vivo no Twitter, nos perfis @cnnbrasil@terra e  @estadao, somando mais de 2 milhões de espectadores.

Sobre o Twitter

Twitter é o que está acontecendo agora e o que as pessoas estão falando no momento. Para saber mais, visite about.twitter.com e siga nossas contas @Twitter e @TwitterBrasil. Vamos conversar.


Néctar Comunicação
Gisele Simões


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.