Batman do Brasil reinventa trabalho social e incentiva pacientes com câncer a enfrentarem o tratamento
Em mais um mês de luta e conscientização no combate ao câncer, desta vez, a bandeira está na cor rosa, com campanhas e informações sobre o câncer de mama. Assim como em outros tipos da doença, se o diagnóstico for realizado em fases iniciais, a taxa de sucesso é acima de 90%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC).
Mesmo que o diagnóstico seja apresentado com antecedência, o tratamento acaba se tornando inevitável, por mais difícil que ele pareça ser. Com isso, para muitos pacientes, o conforto de uma pessoa ou visita especial faz toda diferença quando o assunto é esperança. Há 15 anos, Cristiano Zanetta, mais conhecido como o Batman do Brasil, é um grande exemplo de reinvenção dessas ações que atendem, não só mulheres, mas crianças e jovens em tratamento contra o câncer e no estágio de depressão, por todo País.
O câncer de mama é um dos tipos de cânceres mais frequentemente diagnosticado no mundo e como alerta, sempre é necessário a recomendação – e reforço – de orientações relacionadas aos hábitos de vida mais saudáveis, além, é claro, de comparecer em importantes consultas médicas para prevenção.
“Todo tratamento contra o câncer é necessário e às vezes, o paciente não enxerga que isso pode salvá-lo. Então, meu trabalho é fazer com que ele recupere essa força e continue lutando com o tratamento para combater a doença”, completa Cris, que lembra que foi a única pessoa do Brasil a entrar em hospitais mesmo durante a pandemia.
A história de vida de Cristiano começou a ser definida a partir de suas vivências na infância, entre elas, um incêndio dentro de sua casa, o diagnóstico da dislexia, três cânceres enfrentados pelo seu pai e um câncer em sua mãe. Diante disso, o trabalho social começou após uma promessa de Cris ao seu pai em motivar pessoas a continuarem lutando pelas suas vidas, utilizando a armadura do Batman, pois entendeu como o herói lidava com seus desafios.
“O Batman é mais que um vigilante ou herói. É um símbolo de esperança que serve para recompensar a fé das pessoas e mostrar que qualquer um pode fazer a diferença em uma situação de caos”, detalha Zanetta. Durante o primeiro tratamento de seu pai, Cris, conversando com os médicos, descobriu que a depressão está entre um dos estágios do tratamento contra o câncer.
“Ao todo, são cinco estágios que o paciente vai enfrentar durante o tratamento, que são a negação, raiva, barganha, depressão e a aceitação. Nosso trabalho é fortalecer, nesse estágio da depressão, a persistir com os cuidados e mostrar que existe esperança para aquela pessoa”, detalha Zanetta, que se refere aos cinco estágios descritos no livro “Sobre a Morte e o Morrer”, 1969, de Elisabeth Kubler-Ross, pioneira no campo de cuidados paliativos.
Para se ter uma ideia, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) divulgou que a cada ano do triênio 2020-2022 estima que ocorram 66.280 novos casos de câncer de mama no País. Apesar da maior probabilidade da doença atingir as mulheres acima dos 50 anos, um dado da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) reforça um alerta: o aumento da incidência de câncer de mama entre mulheres com menos de 35 anos.
Sobre Cristiano Zanetta Cristiano Zanetta de Matos tem destaque em suas palestras que promovem autonomia, liderança e uma ruptura com a forma de pensar habitual, voltadas para empreendedores, vendedores, empresários e outros setores que precisam de resultados a partir da ação da equipe envolvida. Essa capacidade veio da experiência com o trabalho social que realiza em áreas oncológicas de hospitais de todo país, em que há necessidade e urgência de trazer às pessoas atendidas uma nova forma de pensar, de ver a vida e de agir. Muitas vezes, a mudança trabalhada por ele envolve o enfrentar de momentos extremamente difíceis, de uma forma corajosa e decidida. Cristiano Zanetta é membro convidado da Oncologia do Hospital São José/SC, condecorado pelo Exército Brasileiro e palestrante do TEDx e Fator X. Alia experiência, conceitos estudados e metodologia única por ele desenvolvida, para capacitar pessoas por meio de ação, motivação e de um raciocínio operacional que considera o emocional de cada um, evidenciando pontos a fortalecer e o conhecimento sobre si e sobre o entorno. Cristiano ainda tem 108 mil seguidores no Instagram, sendo o único ‘Batman do Brasil’ a ser verificado pela rede social. Já no Tiktok, Zanetta tem mais de 95 mil seguidores e a marca de 1 milhão de curtidas em seus conteúdos. Seu site possui mais informações sobre seu trabalho https://www.cristianozanetta.com.br/. |
Yasmin Assagra
Assessora de imprensa
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.