Análise Política Notícias Opinião Política

Confiança nos institutos de pesquisas – eleições primeiro turno 

Fonte: Flavio Ferrari, professor de Pesquisa de Mídia e Cenários Futuros da ESPM

Levantamentos divulgados na véspera do primeiro turno das eleições subestimaram os números obtidos pelo candidato à reeleição Jair Bolsonaro. De uma maneira geral, as pesquisas acertaram a liderança do candidato Luiz Inácio Lula da Silva, porém erraram na vantagem em relação ao presidente da república. Afinal, as pesquisas eleitorais são confiáveis? 

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Para o professor de pesquisa de mídia e cenários futuros da ESPM, Flavio Ferrari, sim, desde que se atente para o que, de fato, elas se dispõem a medir.  Ele lembra que as pesquisas aferem a declaração da intenção do voto e que há diversas variáveis, sobretudo em primeiros turnos, como voto útil e abstenções, que influenciam a decisão final.  “A métrica declaração de intenção de voto é capaz de ser preditiva do resultado da eleição, na maioria das vezes, mas nesse caso não foi. Particularmente nessas eleições há o que eu chamo de polarização artificial, em que o cidadão não vota convicto no candidato e sim no que acha menos ruim. O processo de decisão acaba acontecendo no dia da eleição”, diz Ferrari. 

No entanto, na opinião de Ferrari, para que as pesquisas sejam mais preditivas, os institutos terão que inserir análise de redes sociais para complementar a metodologia. “Um projeto acadêmico que conduzimos, utilizando dados de uma grande empresa de monitoramento de redes sociais, indicou que a diferença entre os candidatos principais seria bem menor do que a apontada pelas pesquisas de opinião. Nas redes é possível observar melhor a diversidade de posições e percepções. A escuta de redes sociais, hoje, é uma ferramenta indispensável para quem deseja fazer qualquer prognóstico eleitoral.

O professor Flavio Ferrari está disponível para entrevistas.

Sobre a ESPM

A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração e Economia Criativa. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em cinco campi – dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.


Nova PR
Flávia Nakamura
Assessora de Comunicação