Cultura Musica Notícias

Batalhas de rima ganham série original na plataforma #CulturaEmCasa

Gravada no Teatro Sérgio Cardoso, durante e pós-pandemia, a série conta a trajetória de cinco MCs da região metropolitana de São Paulo

Quando a pandemia deixou todo mundo em casa, assim como tantos outros setores, a arte e a cultura também precisaram se reinventar para continuar existindo durante o período. A plataforma #CulturaEmCasa e o Teatro Sérgio Cardoso, equipamentos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do governo de São Paulo, deram vez e voz a centenas de artistas e profissionais da cultura que, de cima de um palco e respeitando as medidas sanitárias da época, conseguiram levar arte para dentro da casa das pessoas.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Foi assim que aconteceram as batalhas de rima realizadas em 2020 no Teatro Sérgio Cardoso e que acabam de ganhar uma série inédita. “Uma batalha por dia” conta em seis episódios de 25 minutos cada, a trajetória de cinco MCs que vivem na região metropolitana de São Paulo.  A série estreou no dia 2 de novembro com a história do MC WinniT. A partir daí, toda quarta-feira, às 20h, será disponibilizado um novo episódio com as histórias dos MCs Magrão (9/11), Gabi Nyarai (16/11), Youngui (23/11) e WM (30/11).

Temos o maior orgulho deste novo original da #CulturaEmCasa, uma experiência incrível que vivemos no formato online”, diz Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte, gestora da plataforma e do Teatro Sérgio Cardoso.

O último episódio da série, “Largo da Batalha”, será transmitido no dia 7 de dezembro, também às 20h, e vai trazer os cinco MCs se preparando para uma batalha realizada no Largo da Batata, região oeste de São Paulo. “Por um alinhamento de planetas, nossos cinco personagens foram convidados para participar de uma mesma batalha, aproveitamos essa coincidência e filmamos cada um deles, desde a preparação em casa até a chegada no evento e a exibição de cada um deles”, afirmou o documentarista Rubens Crispim Jr,  “Tivemos seis equipes simultâneas trabalhando nesse episódio, foi perfeito”.

Os Mcs tiveram participação fundamental na produção da série. De acordo com Rubens, os locais das filmagens foram escolhidos pelos personagens, que também apresentaram suas ‘quebradas’, abriram suas casas e permitiram, à equipe de produção,  entrevista com familiares e amigos.

Na esteira de “Uma batalha por dia”, o  Teatro Sérgio Cardoso organiza a final de três concursos nos próximos dias 26, 27 e 30 de novembro.  As participações dos cinco MCs da série já estão confirmadas e a expectativa é de teatro lotado. A plataforma #CulturaEmCasa vai garantir a transmissão ao vivo para quem não puder comparecer presencialmente. Não haverá cobrança de ingresso, mas os interessados devem chegar com uma hora de antecedência para retirada do bilhete.

Esse formato híbrido veio para ficar e temos consciência de termos vivido e escrito essa história, a plataforma está na vanguarda desse processo, é a história da efetiva democratização da cultura sendo construída e realizada pela Amigos da Arte”, conclui Danielle.

PROGRAMAÇÃO

Uma Batalha por Dia (#CulturaEmCasa) | série | online

Data e Horário: quarta-feiras, às 20h

Link para ação https://culturaemcasa.com.br/video/winnit-3/

9/11 Episódio 2 – Magrão

16/11  Episódio 3 – Gabi Nyrai

23/11 Episódio 4 – Youngui

30/11 Episódio 5 – WM

7/12 Episódio 6 – Largo da Batalha

_____________________________________

Concurso Batalhas de Rima SP

Data e horário: 26/11, sábado, às 14h

Local: Teatro Sérgio Cardoso

Endereço: Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista. São Paulo (SP)

Capacidade: 149 lugares (143 lugares e 6 espaços de cadeirantes)

Entrada gratuita

Descrição: Seleção e premiação das batalhas de freestyle mais relevantes do Estado de São Paulo. O evento final conta com a participação, competição e premiação de representantes das batalhas selecionadas. Dos(as) 16 rimadores(as) das batalhas selecionadas na etapa 1, onde serão escolhidos(as), por júri especializado, os(as) vencedores(as) do concurso, divididos em 1º, 2º e 3º lugares.

_____________________________________

Concurso Breaking SP

Data e horário: 27/11, domingo, às 14h

Local: Teatro Sérgio Cardoso – Sala Paschoal Carlos Magno

Endereço: Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista. São Paulo (SP)

Capacidade: 149 lugares (143 lugares e 6 espaços de cadeirantes)

Entrada gratuita

Descrição: Seleção e premiação de B-Boys e B-Girls do Estado de São Paulo. O evento final conta com a participação e nova premiação dos(as) selecionados(as). Dos(as) 32 selecionados(as) na etapa 1, onde serão escolhidos(as), por júri especializado, os(as) vencedores(as) do concurso, divididos em 1º, 2º e 3º lugares.

_____________________________________

Concurso Slam Poesia SP

Data e horário: 30/11, quarta-feira, às 20h

Local: Teatro Sérgio Cardoso – Sala Paschoal Carlos Magno

Endereço: Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista. São Paulo (SP)

Capacidade: 149 lugares (143 lugares e 6 espaços de cadeirantes)

Entrada gratuita

Descrição: Seleção e premiação dos slams mais relevantes do Estado de São Paulo. O evento final conta com a participação e nova premiação de poetas representantes dos slams selecionados. Dos 16 poetas dos slams selecionados na etapa 1, onde serão escolhidos, por júri especializado, os vencedores do concurso, divididos em 1º, 2º e 3º lugares.

_____________________________________

#CulturaEmCasa

A plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa tem a missão de ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuitos e difundir a intensa produção cultural do Estado de São Paulo, seus equipamentos e municípios. Em dois anos, a #CulturaEmCasa atingiu 4,4 mil cidades do Brasil e 166 países. A plataforma foi responsável pelo emprego direto e indireto de mais de 21 mil profissionais do setor, entre artistas, produtores e técnicos.

A ferramenta reúne também conteúdos do Teatro Sérgio Cardoso, do Teatro Estadual de Araras, além de diversos programas de difusão cultural como o Festival de Circo Online de São Paulo, o #CircuitoSP Online, a #ViradaSP Online, e o #SPGastronomia. Integram ainda a programação da plataforma, diversas iniciativas das instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, entre as quais a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, a São Paulo Companhia de Dança, o Conservatório de Tatuí, o Projeto Guri, Fábricas de Cultura, TV Cultura, Bibliotecas, e os Museus da Imagem e do Som, MIS Experience, do Futebol, Índia Vanuíre, Casa de Portinari, Felícia Leirner/ Auditório Claudio Santoro, além dos museus casa-literários, Casa das Rosas, Casa Mário de Andrade e Casa Guilherme de Almeida.

www.culturaemcasa.com.br

Amigos da Arte

A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão do Teatro Sérgio Cardoso, Teatro Sérgio Cardoso Digital e Teatro de Araras, além da plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa,  trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 17 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 60 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.

_____________________________________

Sobre o Teatro Sérgio Cardoso

Instagram | Facebook | Site 

Localizado no boêmio bairro paulistano do Bixiga, o Teatro Sérgio Cardoso mantém a tradição e a relevância conquistada em mais de 40 anos de atuação na capital paulista. Palco de espetáculos musicais, dança, peças de teatro, o equipamento é um dos últimos grandes teatros de rua da capital, e foi fundamental  nos dois anos de pandemia, quando abriu as portas, a partir de rígidos protocolos de saúde, para a gravação de especiais difundidos pela plataforma #CulturaEmCasa.

Composto por duas salas de espetáculo, quatro dedicadas a ensaios, além de uma sala de captação e transmissão, o Teatro tem capacidade para abrigar com acessibilidade oito pessoas na sala Nydia Licia, 827 na sala Paschoal Magno 149 pessoas são comportadas no hall de entrada, onde também acontecem apresentações e aulas de dança.

Em junho deste ano, mais uma vez o Teatro inovou com o lançamento da Sala Digital. Com um investimento em alta tecnologia e adaptação para as necessidades virtuais, a Sala Digital, na vanguarda dos teatros públicos brasileiros, vai ao encontro de forma inédita da democratização do acesso à cultura com objetivo de garantir uma experiência online o mais próxima possível da presencial.

_____________________________________

Serviço

1.Uma Batalha por Dia (#CulturaEmCasa) | série | online

Data e Horário: quarta-feiras, às 20h

2.Concurso Batalhas de Rima SP

Data e horário: 26/11, sábado, às 14h

3.Concurso Breaking SP

Data e horário: 27/11, domingo, às 14h

4.Concurso Slam Poesia SP

Data e horário: 30/11, quarta-feira, às 20h

2, 3 e 4 | Local: Teatro Sérgio Cardoso – Sala Paschoal Carlos Magno

Endereço: Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista. São Paulo (SP)

Capacidade: 149 lugares (143 lugares e 6 espaços de cadeirantes)

Entrada gratuita


Pevi56
Imprensa Pevi 56