Notícias

São José, na Grande Florianópolis, recebe curso presencial e gratuito do Qualifica SC Cine

“Iluminação básica e intermediária” será híbrido e ministrado por William Andrade. As matrículas estão abertas pelo site da Cinemateca Catarinense

A produção audiovisual em Santa Catarina é destaque no Brasil e, para fazer um levantamento com dados e informações sobre o setor, a Cinemateca Catarinense desenvolve, desde outubro, o programa Qualifica SC Cine. A primeira parte do projeto fez um diagnóstico de profissionais, estudantes e interessados em audiovisual no estado. Após o resultado desta pesquisa, o Qualifica está com matrículas abertas para mais de 20 oficinas gratuitas, destinadas aos catarinenses de forma online e híbrida. Os cursos presenciais serão ministrados em todas as mesorregiões do estado e todos os profissionais, super qualificados, responsáveis pelos cursos, serão remunerados. 

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Ao todo, 426 pessoas responderam à pesquisa, em todo o estado de Santa Catarina. Entre os interessados em aprender, seja no módulo iniciante, intermediário ou de aperfeiçoamento, estão 370 pessoas. Já profissionais que têm interesse em passar seu conhecimento adiante, foram 56 respostas. Depois do levantamento, a equipe do programa Qualifica SC Cine fez uma curadoria para selecionar os professores e as linhas de oficinas, destinadas para todos os níveis de interesse. 

Atualmente, as matrículas para os cursos estão abertas. Serão ofertadas 513 vagas, sendo que para os cursos remotos serão 210 vagas para o nível iniciante, 70 para o nível intermediário, e 35 para o nível de aperfeiçoamento. Das mais de 500 vagas, 98 são para cursos híbridos (remoto e presencial) nos níveis iniciante e intermediário. Ainda do total de vagas, 100 serão para cursos assíncronos, ou seja, que poderão ser assistidos no momento em que o estudante quiser dentro do prazo de validade do voucher.  

De acordo com a presidente da Cinemateca Catarinense, Marilha Naccari, a maior virtude do diagnóstico foi poder identificar quais são os cursos de maior interesse das pessoas do setor e, assim, ofertar qualificações que as pessoas estão realmente procurando, em diferentes níveis de conhecimento na área. “Além dessa identificação, a pesquisa nos ajudou a entender quais as cidades com maior adesão. Foi a partir destes dados que conseguimos distribuir os cursos híbridos”, explica. 

A presidente observa, ainda, que para todas as escolhas de cursos e localidades foi feita uma análise bastante atenta aos dados apresentados pelo diagnóstico do Formulário do “Quero Aprender!”. Buscou-se de forma ativa uma diversidade de ministrantes que atendam a expectativa de troca e desenvolvimento da multiplicidade de perfis dos futuros alunos que compõem os profissionais de Santa Catarina.

Curso híbrido em São José (Grande Florianópolis)

A oficina “Iluminação básica e intermediária”, em São José, destina-se para quem está começando no setor audiovisual. O curso será ministrado por William Andrade, especialista em entretenimento, que há 13 anos é diretor de fotografia da Rede Globo.

Abaixo, mais informações sobre a oficina

  • Sexta-feira, 25/11 das 9h às 10h | online
  • Terça-feira, 29/11 das 9h às 13h + 15h às 18h | presencial
  • Quarta-feira, 30/11 das 9h às 13h + das 14h às 18h | presencial
  • Quinta-feira, 01/12 das 9h às 13h | presencial

As inscrições podem ser feitas no link.

Toda a grade de cursos está disponível no site da Cinemateca Catarinense. Além da região Oeste catarinense, os cursos híbridos estão distribuídos entre as regiões Grande Florianópolis, Sul, Serra, Norte e Alto Vale.

As informações completas com dias, horários, biografia dos ministrantes e como fazer as matrículas estão no site https://cinematecacatarinense.org.br/.  

SERVIÇO

  • O que: Oficina gratuita “Iluminação básica e intermediária” com William Andrade
  • Quando: 23 e 24 + 26 e 27 de novembro + 06 de dezembro 
  • Onde: presencial, CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados,
  • Endereço: R. Eduardo Mikulski, 124 – Ipiranga, São José – SC, 88111-485, e online 
  • Informações: https://cinematecacatarinense.org.br/ | Redes Sociais: @cinematecacatarinense.