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Saber gerenciar métricas e finanças é essencial para manter um negócio

Fundadoras do Do It Girls Club apontam principais desafios, principalmente em seus primeiros anos

Um estudo do SEBRAE divulgado em 2022 mostrou que 29% das microempresas fecham após cinco anos de vida, sendo a maior causa a falta de planejamento. Um dos grandes problemas que ocorrem nesse cenário é o próprio empreendedor, em especial o que não consegue separar muito bem as finanças pessoais daquelas para o negócio.

Ao não distinguir os gastos, o fluxo de caixa pode ficar confuso e os problemas se tornam uma bola de neve. “É comum quem está começando um negócio fazer uma mistura enorme entre as despesas de pessoa física e jurídica, principalmente quando o empreendimento é formado por apenas um funcionário: o dono. Daí a importância de ter um salário definido (pró-labore). É com ele que o dono da empresa pagará as contas pessoais e administrará a própria vida. Muitas mulheres com as quais conversamos relatam: ‘amo meu negócio, porém odeio números, fluxo de caixa, não entendo nada”, contam as fundadoras do Do It Girls Club, Natália Archanjo, Brunna Duarte e Adriana Tavares, que administram essa comunidade de networking e conteúdo voltado para empreendedoras e executivas.

Outra pesquisa do Sebrae aponta que 77% dos empreendedores nunca fizeram um curso ou treinamento de finanças. Na opinião das especialistas, isso acaba se tornando tão sério que é comum ver empresárias de negócios bem estruturados desconhecerem o faturamento, custos fixos e despesas variáveis da própria empresa. “Fazer um mapeamento claro das finanças é fundamental para saber quanto ela custa, quanto gera de receita, quais gastos tem e os investimentos necessários”, ponderam as fundadoras do Do It Girls Club.

Com tudo isso em mente, mapear e medir são palavras-chave para um bom gerenciamento do empreendimento, não apenas para entender seu histórico econômico e organizar a rotina, como também projetar um futuro crescimento a partir de dados bem organizados e que sejam base de uma estratégia maior para direcionar próximos passos. “Você tem sua empresa nas mãos? Conhece todos os resultados e consegue identificar a partir de quais ações eles vieram? Quem não mede não gerencia. Você precisa ter os números do seu negócio claros para entender o que traz lucro. E não apenas os resultados financeiros: é preciso medir os ganhos de ações de marketing, fazer seu demonstrativo de resultados, avaliar a atuação dos profissionais, testar estratégias de compra e venda. Só quem conhece a fundo os números consegue tomar as melhores decisões”, acrescentam.

Conceitos como ROI e Payback, por exemplo, podem ser aliados nessa empreitada. O primeiro é a sigla para Retorno Sobre Investimento e ajuda a calcular ações para investir em todos os setores da empresa, do maquinário à publicidade. 

Apesar de ser um ótimo indicador e que pode trazer respostas assertivas, apresenta uma pequena falha: não considera o tempo em que esse retorno aconteceu, o que pode mudar toda a interpretação do resultado. Por isso, ele pode ser complementado pelo prazo de retorno sobre investimento (payback), que define o tempo que a empresa leva para devolver o valor pago por determinada ação. 

Sobre o Do It Girls Club

O Do It Girls Club (DIG Club) é uma comunidade feminina que transforma a vida de mulheres, através de uma rede única de networking e conteúdos exclusivos.

O ecossistema DIG tem como propósito ajudar mulheres a alavancarem suas vidas pessoais, profissionais e financeiras mais rápido, através de um ambiente de crescimento, colaboração, aprendizado e novas conexões.

Com o lema menos competição e mais colaboração entre mulheres, as idealizadoras já impactaram mais de 30 mil pessoas e geraram mais de R$ 15 milhões em negócios realizados entre as participantes ativas da comunidade.

Para mais informações, acesse https://doitgirlsclub.com.br, pelo instagram @doitgirlsclub, facebook https://www.facebook.com/doitgirlsclub ou linkedin https://www.linkedin.com/company/doitgirlsclub/

 Natália Archanjo | co-fundadora do Do It Girls Club

Advogada por formação com MBA em negócios pela FDC. Diretora Comercial e Líder dos deptos de Mkt e RH da Matur Contábil, uma das maiores empresas de contabilidade do país. Membra da comissão do Do It Now, evento de gestão responsável por reunir mais de mil empresários na capital mineira.

Mini bio Brunna Duarte | co-fundadora do Do It Girls Club

Formada em Comunicação pela PUC  MG e pós-graduada em Administração e Negócios pela FGV, desenvolveu sua carreira corporativa em grandes empresas multinacionais, sempre atuando de forma desruptiva e inovadora.

Mini bio Adriana Tavares | co-fundadora do Do It Girls Club

Formada em direito, cursou MBA em gestão na FDC e participou do Gestão 4.0, programa de imersão em negócios destinado a gestores C- Level. Sua experiência prática é vivenciada na empresa de sua família, a Altura Andaimes, onde é diretora há 11 anos.

Lara Comunicação

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