Notícias

Abril Indígena: MPF participa da posse do novo coordenador da região litoral sul da Funai em SC

Evento foi realizado na aldeia M’Biguaçu em Santa Catarina e contou com presença da procuradora da República Analúcia Hartmann representando o MPF

Fotos: Comunicação/MPF

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

O Ministério Público Federal (MPF) foi representado nessa segunda-feira (24) na posse do novo coordenador da regional litoral sul da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Hyral Moreira. O evento foi realizado na casa de reza da aldeia indígena M’Biguaçu, no município de Biguaçu (SC).

Representando o MPF, a procuradora da República Analúcia Hartmann agradeceu o convite: “Eu sempre me lembro, nesses momentos, que conheci o Hyral adolescente, uma jovem liderança em 1995, quando eu comecei a trabalhar com os Guarani aqui do litoral. E vim aqui, para Biguaçu, quando vocês estavam construindo ainda as primeiras casas. E hoje a gente vê essa casa de reza tão bonita”.

É com muita emoção que eu falo da esperança que nós, Ministério Público Federal, temos nessa nova fase da luta do movimento indígena para recuperar, para retomar suas terras e para ter o respeito que eles merecem dentro da sociedade brasileira. Então, eu só posso agradecer pelo convite e homenagear todos os indígenas que estão aqui presentes, nas pessoas dos seus caciques, e formular, para o agora coordenador Hyral, toda a felicidade do mundo, sabendo que poderá contar sempre conosco”, ressaltou Analúcia.

posse_Funai7.jpgposse_Funai8.jpg
posse_Funai2.jpgposse_Funai1.jpg

Hyral destacou que “nunca tivemos um indígena à frente da Funai, que foi criada justamente pra cuidar do nosso povo. Fiquei muito feliz quando a Joenia Wapichana assumiu o cargo mais alto dentro desse órgão. Hoje, no Ministério dos Povos Indígenas, a Funai é um órgão principal. Antes, dentro do Ministério da Justiça, ela ficava numa caixinha. Então, era muito dificultoso conseguir orçamento. E hoje o orçamento principal vai para a Funai”.

Hyral disse que aceitou o desafio da coordenação na Funai “porque eu acredito que a gente não vai reconstruir a Funai, a gente vai construir uma Funai dentro do Ministério dos Povos Indígenas. Tenho uma proposta de fazer parcerias, porque, até então, a Funai era, de certa maneira, um órgão tutor dos povos indígenas. E não é bem assim. O Estado brasileiro distribuiu a responsabilidade com relação aos povos indígenas também aos estados e municípios”.

posse_Funai3.jpgposse_Funai5.jpg
posse_Funai4.jpgposse_Funai6.jpg

Para Hyral, “esse momento é histórico. Eu acredito que, em todos os lugares onde os indígenas estão assumindo as coordenações, provavelmente estão fazendo essa cerimônia de posse num formato diferente, quebrando os protocolos. A ideia é trazer os parceiros e os amigos para conhecer a aldeia, ver a realidade da aldeia, sentir a vibração de como o povo tradicional se manifesta num momento tão importante”. Ele finalizou, afirmando que “dentro da cultura Guarani, a casa de reza é o coração da aldeia e o que se decide, o que se fala aqui está sendo transmitido diretamente para o Universo. Porque aqui o que a gente pede vai acontecer. E o que eu peço muito é proteção, porque temos um desafio enorme”.

Além de várias autoridades presentes, como a deputada federal Ana Paula Lima, representando o presidente da República, e o prefeito do município, a posse foi prestigiada por vários caciques Guarani do litoral de Santa Catarina e pelo líder espiritual daquele povo, Alcindo Wera Tupã.–

Assessoria de Comunicação Social

Ministério Público Federal em SC

Atendimento ao cidadão: (48) 2107-6100 e 2107-2410

E-mail: prsc-sac@mpf.mp.br

Atendimento à imprensa: (48) 2107-2466, 2107-2480 e 2107-2474

E-mail: prsc-ascom@mpf.mp.br

www.mpf.mp.br/sc

Twitter: @MPF_SC