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Dia Mundial do Chocolate: aprenda a harmonizar chocolates com vinhos

Confira as sugestões de Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine, para combinar essas duas paixões nacionais 

A data de 7 de julho é palco de uma celebração pra lá de especial: comemora-se o Dia Mundial do Chocolate! Para aproveitar a data,  Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil, selecionou algumas dicas para que os chocólatras que também são apaixonados por vinhos possam dar um toque especial às harmonizações.

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Para os amantes do tradicional chocolate ao leite, a sommelière sugere uma harmonização mais clássica com Vinho do Porto. “O Porto Burmester 30 years Old Tawny, uma edição especial que passa por longo amadurecimento em barricas de carvalho e traz notas de frutas secas, amêndoas, nozes, que combinam deliciosamente com as nuances do cacau, é uma boa pedida”, comenta.

O chocolate amargo, que tem se tornado cada vez mais popular no Brasil, faz uma boa parceria aos vinhos tintos. Aqui a dica é escolher vinhos mais estruturados e elaborados com variedades de uvas mais intensas como a Cabernet Sauvignon, que é protagonista do Dark Horse Cabernet Sauvignon 2018. A leve doçura do exemplar, contrasta perfeitamente com o amargor do chocolate, chegando a um perfeito equilíbrio, além de harmonizar por semelhanças com as notas de cacau de ambos.

Já o chocolate branco, que também possui muitos fãs, requer um pouco mais de cuidado na harmonização, sendo a versão branco do tradicional Vinho do Porto, uma excelente surpresa. O Porto Burmester Extra Dry White, tem doçura e acidez para uma combinação impecável com as opções de chocolate branco, normalmente mais gorduroso e doce. O destaque fica por conta das nuances de baunilha do exemplar, que serão ressaltadas pelo sabor dessa variedade.

Com tantas opções, todo mundo tem sua versão de chocolate favorita e seu ritual de apreciação. Algumas pessoas preferem degustá-los puros, outros na companhia de uma boa taça de vinho e há os que gostam de saborear sua presença nas mais variadas receitas de sobremesas, para finalizar com chave de ouro as refeições. Não importa a sua escolha, o que vale mesmo é brindar esta iguaria memorável!

Sobre a Wine

A Wine foi fundada em 2008. A empresa, que já nasceu online há 14 anos, ousou investir em vinho no país da cerveja e, hoje, é o maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil. Com a missão de conectar pessoas por meio da paixão pelo vinho, a Wine está presente também no México, com o clube “Vino como quieras”. Além do Clube Wine, do e-commerce www.wine.com.br e do app Wine Vinhos, disponível para download na AppStore e Google Play, a empresa possui atualmente 17 lojas físicas no Brasil: quatro unidades na capital paulista, duas no Rio de Janeiro e outras 11 em Ribeirão Preto, Barueri (Alphaville), Campinas, Natal, Fortaleza, Goiânia, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória e Porto Alegre. Com a aquisição da Cantu Importadora, em 2021, a Wine se consolida como um player de peso no canal B2B que engloba off-trade (hipermercados, supermercados, minimercados, hortifrutis e mercearias) e on-trade (bares, restaurantes, casas noturnas, clubes e hotéis) e segue no caminho da omnicanalidade.

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